Tião Viana assina ordem de serviço para ampliação de presídios de Rio Branco e Sena Madureira

O governador Tião Viana, acompanhado do secretário de segurança pública Emylson Farias e demais autoridades, assinou nesta quarta feira, 13, a ordem de serviço para as obras de reforma e ampliação das unidades prisionais Antônio Amaro Alves e Evaristo de Moraes, de Rio Branco e Sena Madureira, respectivamente.

A medida é parte das ações destinadas à reestruturação do sistema prisional do Acre, com investimentos tanto na estrutura física das unidades quanto em aparelhamento, equipamentos de proteção individual a agentes penitenciários e aquisição de motocicletas para o policiamento militar.

Governador ressaltou os investimentos que estão sendo feitos no Sistema Penitenciário Estadual (Foto: Sérgio Vale/Secom)

De acordo com o diretor do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) Aberson Carvalho, a execução do recurso deve zerar o déficit de vagas nas unidades. “Além de um crescimento de vagas de mais de 200% vagas em Sena Madureira e mais de 100% na Antônio Amaro, também criamos melhores condições de trabalho aos servidores que atuam dentro das unidades, o que interfere diretamente no processo da ressocialização. Em breve também iniciaremos as obras em Cruzeiro do Sul e no Francisco de Oliveira Conde, também na capital”, explica.

Para estas obras com previsão de conclusão para os próximos cinco meses, o montante de investimentos é superior a R$ 5 milhões, que se soma aos mais de R$ 50 milhões aplicados à área da segurança, conforme disse Tião Viana.

“Vivemos uma realidade de violência que sabemos que sua raiz está no narcotráfico e esse é um problema que precisa com urgência da intervenção do governo federal. Nós, enquanto governo do Estado, cumprimos nosso papel fazendo um esforço além da nossa capacidade, o que nos fez, inclusive, quase triplicarmos a quantidade de vagas no sistema. Queremos mais escolas e mais educação sim, mas também não podemos fugir da responsabilidade de abrimos vagas nos presídios”, afirma.

Recentemente, o governo realizou a entrega de mais de mil coletes balísticos a agentes penitenciários e informou a compra de mais 50 motocicletas para o reforço do policiamento ostensivo nas ruas da capital. O secretário de Segurança Pública Emylson Farias enfatiza: “Além de todo o esforço empenhado no combate à violência, temos feito algo essencial que é trazer a discussão do assunto segurança pública para junto da sociedade, porque entendemos  que a melhor forma de encararmos a situação de frente é tendo o diálogo aberto e claro com a população”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter