Tião Viana busca instalação de radar meteorológico que atenda o leste do Acre

Samuel Bryan
09.03.2018 11:34
Atualizado 09.03.2018 às 11:34

Tião Viana destacou que um radar na região seria essencial para monitorar a própria situação do Rio Madeira (Foto: Thamara Amorelly)

O governador Tião Viana esteve em Brasília nesta sexta-feira, 9, onde se encontrou com o ministro da Defesa, general Silva e Luna, para pleitear a aquisição de um radar meteorológico que atenda o leste do estado, mais precisamente a região do Alto Acre e Baixo Acre, incluindo Rio Branco.

Participaram ainda da reunião o diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Osvaldo Moraes, o diretor de gestão da Unidade de Pesquisa e Organizações Sociais, Gustavo Frayha, e o assessor especial do ministro, Marco Aurélio Rosasa.

Segundo Tião Viana, a região está fora dos radares já em operação, por isso a necessidade. Ele também destacou que um radar na região seria essencial para monitorar a própria situação do Rio Madeira, já que 80% de sua bacia hidrográfica está no Peru e na Bolívia. Tanto, que os dados que chegam para o Cemaden sobre esta bacia são oriundos desses países.

Os representantes dos órgãos de monitoramento foram favoráveis a proposta apresentada pelo governador, inclusive citando que este procedimento já está em planejamento, com um orçamento estipulado em R$ 13 milhões.

O ministro Silva e Luna se comprometeu em articular, junto aos demais ministros da União que integram o projeto, para que esse objetivo seja alcançado.

Leia também: Acre tem um dos mais conceituados sistemas de monitoramento de eventos hidrometeorológicos da Amazônia