Novas rotas

Tião Viana consegue apoio da Anac para implantação de voos internacionais no Acre

Governador ressaltou que uma empresa aérea boliviana já tem um projeto de voos aprovado integrando Acre, Peru e Bolívia (Foto: Cedida)

Em agenda em Brasília nesta terça-feira, 9, o governador Tião Viana se reuniu com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), José Ricardo Botelho, para conseguir apoio no projeto de transformar o Acre em uma parada de voos internacionais.

Tião Viana relatou todo o trabalho que o governo do Estado tem feito pelo desenvolvimento do potencial turístico do estado, culminando no projeto Amazônia Legal, que, junto com o Ministério do Turismo, pretende expandir o turismo em toda a região.

Além disso, a empresa aérea boliviana Amaszonas já está com um projeto aprovado na Anac de realizar viagens entre La Paz, Cuzco e Rio Branco.

“É a abertura de uma rota de integração entre o Acre, o Peru e a Bolívia que é muito importante para nós, já que a área internacional de desembarque do aeroporto de Rio Branco já está pronta e em cerca de dois meses toda a obra do aeroporto já estará finalizada”, conta Tião Viana.

Para que a rota passe a funcionar, o governador requisitou ao presidente da Anac o apoio da Polícia Federal e da Receita Federal para que o trabalho da rota internacional funcione adequadamente junto à empresa. Agora, o governador vai enviar ofício à Anac para que o presidente faça a defesa dessa rota junto às instituições.

Segundo Tião Viana, a empresa aérea Gol também sinalizou interesse em voos mistos de caráter nacional e internacional e o governo do Estado garantiu que dará todo o apoio possível para essa realização.

Botelho assegurou todo o apoio da Anac na concretização do projeto de voos internacionais e que, se depender dele, o Acre pode ter um aeroporto com funcionamento no estilo de um mini-hub com os chamados voos low cost, pequenas viagens interligadas complementando as de longa distância.