Tião Viana dá posse a novos secretários e titulares da administração estadual

Tião Viana dá posse a novos secretários e titulares da administração estadual

Texto de Samuel Bryan|| Fotos de Gleilson Miranda e Sergio Vale || Diagramação de Adaildo Neto

Rio Branco,6 de abril de 2018

Em evento no Teatro Plácido de Castro na manhã desta sexta-feira, 6, o governador Tião Viana deu posse a nove novos secretários e titulares da administração pública estadual.

Em respeito às leis em vigor do processo eleitoral, afastam-se dos cargos dez secretários e diretores de autarquias e fundações públicas para concorrerem a vagas no pleito deste ano.

O governador Tião Viana destacou que os novos nomes que compõem a cúpula da equipe de governo foram escolhidos com muita seriedade e discernimento, entre critérios técnicos e de aprovação pública, com muita responsabilidade e trabalho para somar à administração da sua gestão, que tem ainda nove meses.

“As pessoas que estão saindo com certeza deram tudo de si. O governo tem a maior gratidão e os indicadores falam por si do que têm melhorado, mudado e trazido de grandes oportunidades para o Acre. Mas temos nove meses ainda e vamos dar, junto com essa nova equipe, o melhor que pudermos para o Acre continuar seguindo em frente”, conta Tião Viana.

Um projeto de desenvolvimento

Contrariando ainda as especulações dos últimos dias, o governador Tião Viana anunciou que a chefe da Casa Civil, Márcia Regina, não se afasta do cargo. Márcia declarou que escolheu se manter no governo, agradeceu a confiança do governador e lembrou que o projeto de gestão segue firme no papel de uma transformação econômica e social para o Estado.

“É uma honra para mim qualquer convite feito, tanto para entrar na política quanto permanecer no governo. Foi uma decisão difícil, num momento que exige muita dedicação, mas foi uma conciliação serena, que meu coração apontou. Devo muito ao governador Tião Viana, que tem uma grande gestão, com muitas políticas públicas, e eu quero estar ao seu lado para fechar este governo junto com esta equipe”, destaca Márcia Regina.

Falando em nome dos gestores que se afastam do cargo, o agora ex-secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, destacou os desafios e conquistas de sua gestão há quase 10 anos atuando na área.

“Fizemos o nosso melhor. Temos falhas e reconhecemos, mas temos convicção de que muito foi feito. Na segurança os números caíram, com uma nova engenharia de segurança pública em razão das fronteiras e em razão do crime que se nacionalizou, mas a redução de homicídios, polícia nas ruas e prisões constantes mostram que estamos no caminho certo.”

Já em nome dos novos gestores, o papel de representá-los foi dado ao ex-deputado federal Moisés Diniz, que agora assume o Depasa: “É uma grande honra voltar a fazer parte do governo a convite do governador Tião Viana, ainda mais numa pasta tão importante. No meio da Amazônia, aqui no Acre, há sete anos, apenas 40% tinham água encanada em casa. Hoje temos cerca de 90% e vamos seguir os 100%. Vamos à luta”.

Veja que secretários que vão deixar o Governo

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Conheça o perfil dos novos gestores que assumem secretarias e autarquias estaduais

Foto: Gleilson Miranda/Secom

Rui Arruda: Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre)

É administrador de empresas, possui MBA em gestão empresarial e marketing. Já foi diretor da TV Acre, trabalhou em empresas como Coca-Cola e Chevrolet e, por último, foi gerente territorial da telefônica Vivo no estado. É casado e tem dois filhos. Natural de Manaus (AM), mora há 20 anos no Acre.

Foto: Gleilson Miranda/Secom

Sebastião Oliveira: Instituto de Terras do Acre (Iteracre)

Formado em Administração de Empresas, analista de sistemas de profissão e atualmente acadêmico de Direito. Foi coordenador regional de regularização fundiária na Superintendência Regional do Acre da SPU (Secretaria do Patrimônio da União) e substituiu Glenilson Figueiredo como superintendente regional no mesmo órgão durante seis meses, de 2011 a 2013. Atuou na Gerência de Ramais do Deracre durante 2013 a 2015. Atuou no Departamento de Planejamento da Seaprof entre 2015 e 2016 e desempenhou o papel de chefe de Planejamento do Iteracre até o começo de 2018.

Foto: Gleilson Miranda/Secom

Antônio Azevedo: Instituto Socioeducativo (ISE)

Assistente social, com duas especializações em medidas socioeducativas, também possui formação em Filosofia pelo Itesp. Acompanhou o trabalho e adquiriu grande experiência na área de medidas socioeducativas. É servidor de carreira do Estado pela Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) desde 2007 e sempre atuou junto ao ISE.

Foto: Gleilson Miranda/Secom

Shirley Torres: Departamento Estadual de Trânsito (Detran)

Formada em Ciências Biológicas e Educação Física pela Universidade Federal do Acre (Ufac). É professora da rede pública de ensino e ocupou os cargos de diretora de Esportes do Estado e gestora na Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e na Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sesp). Em 2015, assumiu a Diretoria de Operações do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC).

Foto: Gleilson Miranda/Secom

André Mansour: Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre)

Formado em Gestão Financeira pela Uninter/Facinter, possui MBA em Gestão Pública com Ênfase em Controle Interno. Trabalha como servidor do Estado há 19 anos, passando por vários setores como o Patrimônio Público, gerente administrativo de Logística e Manutenção do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e está no lotado no Deracre onde já foi gerente de Transportes e Planejamento.

Foto: Gleilson Miranda/Secom

Moisés Diniz: Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa)

É formado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Ajudou a organizar sindicatos de trabalhadores urbanos e extrativistas, organizações comunitárias, juvenis, indígenas, de cultura e de mulheres em Tarauacá. Foi eleito vereador e vice-prefeito em Tarauacá, deputado estadual do Acre por três mandatos e coordenador do Programa de Erradicação do Analfabetismo Quero Ler, do governo do Acre, e exerceu o mandato de deputado federal. Membro da Academia Acreana de Letras (AAL).

Foto: Gleilson Miranda/Secom

Vanderlei Thomas: Secretaria de Segurança Pública (Sesp)

É bacharel em Direito e delegado de carreira da Polícia Civil. Foi militar do Exército Brasileiro. Ingressou na Polícia Civil em 2003 e trabalhou no programa Polícia da Família. Também coordenou a criação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública e atuou nas delegacias de Plácido de Castro, Antiassalto e na 3ª Regional de Rio Branco. Foi diretor do Departamento de Polícia Civil da Capital e Interior (DPCI) e atualmente exercia o cargo de secretário adjunto de Segurança Pública.

Foto: Gleilson Miranda/Secom

Michel Marques: Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens)

Foi prefeito de Bujari entre 2005 e 2008 e estava atuando como diretor de Indústria e Comércio na Sedens desde 2016. Trabalhou ainda como gerente de transporte e em seguida coordenador do Programa de Açudagem na Seaprof entre 2000 e 2004. Atuou ainda como Assessor Parlamentar na Câmara Federal entre 2009 e 2010 e coordenador político parlamentar entre 2011 e 2016.

Foto: Gleilson Miranda/Secom

Oscar Sérgio: Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN)

Oscar Sérgio de Menezes Oliveira, 42 anos, nascido no Seringal Xapuri, em Jordão (AC), estudou o ensino regular no Instituto dos Irmãos Maristas de Cruzeiro do Sul (AC) e Rio Grande do Sul (RS). É formado pela Universidade Federal do Acre (Ufac) em Ciências Biológicas e Pós-graduado em Gestão Escolar e Gestão Hospitalar e Sistemas de Saúde. Foi militar das Forças Armadas por seis anos, policial civil por outros quatro anos e depois gestor de Políticas Públicas do Estado. Atuou como gerente administrativo e geral do Hospital de Plácido de Castro e também foi gestor no Hospital Raimundo Chaar, em Brasileia. Atualmente responde pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) de Jordão.