Tião Viana é convidado para avaliar dissertações de mestrado na Faculdade do ABC

O governador Tião Viana é um dos convidados para participar da abertura da “Semana de Integração Científica Acre – São Paulo”, que será realizada nesta segunda-feira, 19, na Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André (SP).

A Semana de Integração Científica Acre – São Paulo faz parte de convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e a FMABC, no valor de R$ 1,3 milhão, para custeio de 30 estudantes de pós-graduação Stricto Sensu em nível de mestrado e outros 10 de doutorado. O objetivo é formar novos professores e pesquisadores na área de Ciências da Saúde do Acre e fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão universitária na região do Juruá.

Tião Viana é médico doutorado em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília e professor da Ufac (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Além disso, o governador será examinador de três bancas de mestrado, que terão como temas “Conhecimento e aceitabilidade dos profissionais de saúde na Amazônia Ocidental da vacina para o Papiloma Vírus Humano (HPV)”, “Mecanismos subjacentes de recidiva da hanseníase no Oeste da Amazônia: proposta de um modelo conceitual” e “Judicialização da saúde na Amazônia Ocidental: decisões colegiadas em saúde no Estado do Acre, Brasil”.

Vale lembrar que Tião Viana é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, especialista em Medicina Tropical pelo Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília e especialista em Clínica Médica pelo Hospital Universitário de Brasília.  É também professor licenciado do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre, tem pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, doutorado em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília e é professor honorário da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.

Fortalecimento da saúde no Juruá

Ao longo da “Semana de Integração Científica Acre – São Paulo”, nove trabalhos de mestrado serão defendidos entre 19 e 23 de março.

A parceria entre o governo do Estado, FMABC e Universidade Federal do Acre (Ufac) começou em 2016 com o objetivo de fortalecer a pesquisa científica acadêmica na região do Juruá visando principalmente à instalação da faculdade de Medicina em Cruzeiro do Sul.

A iniciativa é executada por meio da Secretaria de Estado de Saúde, com intermédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect). A Universidade Federal do Acre oferece os coorientadores das pesquisas e o local para as aulas, enquanto a FMABC fornece os doutores que ministram as aulas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter