Discussão necessária

Tião Viana e jovens discutem as profissões do futuro

Para Tião Viana, o momento foi marcante para poder conversar sobre um futuro que está trazendo grandes mudanças no mercado de trabalho e nas relações humanas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana abriu as portas da Casa Civil na manhã desta quarta-feira, 6, para um grupo de quase 50 jovens que se reuniram com o objetivo de discutir o futuro das profissões e as profissões do futuro, num encontro especial cercado de muito bate-papo.

O grupo de jovens é formado por representantes de centros acadêmicos, grêmios estudantis, lideranças comunitárias, movimentos sociais e núcleos sindicais. A iniciativa de reuni-los e discutir o assunto partiu do secretário de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis, Sibá Machado, com o apoio do deputado estadual Jonas Lima.

Para Tião Viana, o momento foi marcante para poder conversar sobre um futuro que está trazendo grandes mudanças no mercado de trabalho e nas relações humanas.

“Abracem a cultura, que esse é o ponto de partida de qualquer um. Cerca de 70% das profissões devem desaparecer ou mudar completamente nas próximas décadas. Por isso precisamos pensar com cuidado no futuro. Porque, à medida que profissões morrem, outras nascem. E as pessoas não podem ficar excluídas porque máquinas irão substituir serviços humanos. É um mundo novo que está chegando”, disse o governador.

Pensar no amanhã

Kersey Moraes ressalta que momentos como esse são extremamente importantes para a formação e encaminhamento de sua geração (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Entre os jovens participantes, Kersey Moraes, de 21 anos e estudante universitária de História, ressalta que momentos como esse são extremamente importantes para a formação e encaminhamento de sua geração.

“Um encontro como esse nos ajuda porque hoje temos muitos profissionais em algumas áreas que não estão conseguindo mais atuar. Ter um encontro assim nos ajuda a discutir as novas profissões e como nos profissionalizarmos nelas”, conta.

Já para Igor Ramon, do movimento social Quilombo, a expectativa é de abrir portas. “Eu vejo aqui como uma oportunidade, tendo a conjuntura de que a juventude brasileira está numa fase difícil, com genocídios principalmente entre jovens negros e as guerras de facções pelo país. Aqui a galera se prospecta como lideranças de movimentos, lideranças acadêmicas pro campo da ciência, e essa é uma oportunidade que a juventude acreana agradece.”

O secretário Sibá Machado abraçou a ideia de discutir inovações tecnológicas e científicas junto aos jovens principalmente após o sucesso do congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Acre em 2014. A ideia é que encontros como esse sejam na verdade uma prévia de um grande evento no futuro envolvendo milhares de jovens.

“O governador Tião Viana, após a SBPC e um encontro na Universidade do Colorado, saiu com a tese que temos que discutir as profissões do futuro no mundo, no Brasil, mas principalmente no Acre. E agora fazemos este encontro, mas já pensando num congresso de jovens cientistas com este tema, com cinco mil pessoas de todo o estado”, conta Sibá.