Um santuário

Tião Viana é o primeiro governador do Acre a visitar a Serra do Divisor

(Foto: Pedro Devani/Secom)

Formando o conjunto de parques fronteiriços da Amazônia brasileira, o Parque Nacional da Serra do Divisor (PNSD) é um verdadeiro santuário verde que abraça cinco municípios acreanos. As poucas pessoas que vivem a experiência de visitar o local sempre trazem relatos de fascínio diante de tanta grandiosidade. Em suas redes sociais, o governador Tião Viana se tornou mais um a dar o testemunho dessa exuberância, sendo, inclusive, o primeiro governador a visitar o local, indo até o mirante da Serra.

No fim de semana, abrangendo o feriado do Dia do Trabalhador, o governador do Acre cumpriu agenda que envolveu mais uma ação do Saúde Itinerante, projeto criado por ele quando ainda senador, em 1997, e que hoje comemora mais de 800 mil atendimentos. A ação, que teve o apoio do governo e do deputado Jonas Lima, foi realizada pela Prefeitura de Mâncio Lima, na comunidade de São Salvador.

Depois de cumprimentar a comunidade e os médicos e de receber os agradecimentos do prefeito Isaac Lima e do deputado Jonas Lima, que fizeram questão de ressaltar a importante participação do governo para que os ribeirinhos recebam cada vez mais assistência, principalmente na área de saúde, o governador Tião Viana fez questão de seguir o trajeto do Rio Japiim, percorrendo o Rio Moa, até a entrada da Serra, onde uma pequena pousada abriga os visitantes. O percurso já é uma verdadeira aventura, cheia de lindas imagens que ressaltam a biodiversidade da Amazônia.

O trajeto até o topo

Governador foi recebido pela comunidade local (Foto: Pedro Devani/Secom)

Chegar de barco até a pousada exige atenção redobrada dos pilotos, principalmente com os troncos e galhos de árvores que caem nos rios. A sabedoria de quem vive ali deve ser levada muito a sério, pois são pessoas que sobretudo respeitam a natureza e sabem reconhecer possíveis ameaças. Esse diálogo é tranquilamente feito com a comunidade pelo Corpo de Bombeiros do Acre, quando estão em atuação na região, aliás, são eles os responsáveis por uma importante campanha de conscientização ao uso de colete salva-vidas, principalmente aos que fazem transporte escolar fluvial e trabalham com esse tipo de serviço aos ribeirinhos.

Mas, além do percurso de barco, um desafio maior espera quem visita a Serra e pretende chegar ao mirante. Uma caminhada de cerca de uma hora, em um trajeto íngreme exige preparo físico acima de tudo. O governador Tião Viana desafiou sua equipe a fazer essa rota às 4h30 da manhã, para que todos apreciassem o nascer do dia. O desafio foi cumprido. No retorno, o governador junto à secretária de Turismo do Acre, Rachel Moreira, discutiram com a comunidade algumas ações que devem ser feitas para potencializar mais a visita de turistas ao Parque que é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“O Parque Nacional da Serra do Divisor é um lugar com grande potencial turístico, cuja comunidade já vem trabalhando ações integradas, e temos no caminho diversas áreas indígenas que já realizam seus festivais. A ideia do governador Tião Viana é fortalecer a comunidade com ações integradas de várias secretarias, atendendo à necessidade da comunidade em uma ação em parceria com o ICMBio, que é o gestor do lugar”, comenta a secretária.

Um paraíso verde

Parque Nacional da Serra do Divisor tem grande potencial turístico (Foto: Pedro Devani/Secom)

O PNSD, criado por decreto em 1989, é um divisor de águas das bacias hidrográficas do Médio Vale do Rio Ucayali (Peru) e do Alto Vale do Rio Juruá (Acre), com 846,6 mil hectares. O lugar é fiscalizado pelo Exército Brasileiro, que possui uma base na região, a qual o governador fez questão de visitar no trajeto de ida e na volta, para cumprimentar o tenente Victor Rodrigues Pereira e demais militares, subordinados ao 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61° BIS), localizado em Cruzeiro do Sul.

“O Exército atua de diversas formas aqui, no combate ao narcotráfico, ao tráfico de animais silvestres, à extração clandestina de madeira, à caça e à pesca quando feitas ilegalmente”, ressalta.

Segundo o tenente Victor, o objetivo agora é de aumentar a área de atuação do batalhão no extremo oeste do Brasil. Além de todo esse trabalho de fiscalização e monitoramento, a relação com a comunidade também ganha um caráter social e amigável, com a realização de ações cívicas e sociais, que recebem o apoio também da prefeitura e conta com profissionais médicos do Exército. “A área aqui é de acesso difícil. Alcançar algumas comunidades leva de horas a dias. Por isso temos a sensação de dever cumprido ao atuar numa área aonde provavelmente não são todas as instituições que têm capacidade de chegar, levando esse tipo de atendimento”, avalia.

Assim como para subir a serra muitas vezes é preciso se dar as mãos, fica claro para gestores e moradores que, para proteger esse lugar, possibilitando uma vida com acesso a serviços básicos, é preciso unir esforços rumo a essa caminhada que é constante. “A Serra do Divisor é um dos lugares mais bonitos, um santuário que merece todo nosso cuidado e atenção. Um lugar que as pessoas precisam conhecer, respeitar e valorizar”, ressaltou Tião Viana.