ampla estrutura

Tião Viana entrega a Unidade de Gestão Ambiental Integrada do Jurupari

Em agenda pelo interior do Acre na manhã desta sexta-feira, 28, o governador Tião Viana inaugurou a Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) do Jurupari, localizada às margens da BR-364 entre Manoel Urbano e Feijó.

Construída por meio de uma parceria entre o Instituto de Terras do Acre (Iteracre) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Ugai do Jurupari é a base de referencia do governo para as políticas publicas e o ponto de apoio às comunidades da região da Floresta Estadual do Afluente do Complexo do Seringal Jurupari, que possui uma área de 155 mil hectares.

“É um investimento no meio da floresta onde estamos dizendo que tem uma unidade técnica do governo para defender o desenvolvimento dessa região em projetos que tragam qualidade de vida, crédito bancário, que falem de plantio, economia e a vinda dos serviços públicos pra comunidade, da titulação fundiária à melhoria na qualidade de vida. Assim fazemos um Acre que se prepara cada vez mais para o futuro”, conta o governador Tião Viana.

A ampla estrutura da Ugai do Jurupari conta escritório técnico, centro de multimídia, refeitório, alojamentos masculino e feminino e um galpão de castanha para apoiar o extrativismo local. Tudo isso num investimento de R$ 1,2 milhão.

Este ano, o Iteracre juntamente às instituições que compõe a Comissão de Governança Fundiária reconheceu a existência de 141 famílias que residem na área sul da floresta a partir da realização do cadastro desses ocupantes. Essas áreas serão desmembradas do perímetro original destinado à conservação, atendendo às reinvidicações coletivas e realizando em breve o sonho dessas famílias de receber a cessão de uso.

Ainda segundo a representante do Iteracre, Mariuxa Brasil: “A Ugai foi construída para dar apoio a todos os nossos técnicos que precisam realizar seu trabalho dentro do Jurupari. Com a criação da floresta do Afluente, vamos precisar desse ponto de apoio tanto para nosso pessoal se alojar, como a comunidade ser acolhida pelo governo do Estado”.

A Sema, responsável pela criação e gestão da nova Unidade de Conservação, vai cuidar da gestão de todo o espaço da Ugai.

Flávia Rodrigues, técnica da Sema, completa: “A gestão dessa Ugai, assim como acontece com as outras duas unidades do Estado, fazem sentido porque temos uma floresta estadual que está sendo criada de maneira definitiva ainda esse ano. E esse é o espaço para fazer a gestão, desde a reunião do conselho gestor as equipes de governo com a comunidade local”.