Tião Viana entrega colheitadeira para auxiliar produção em Epitaciolândia

O governador Tião Viana foi a Epitaciolândia nesta sexta-feira, 13, para realizar a entrega de uma colheitadeira na comunidade do Ramal 20, zona rural do município. A máquina foi entregue ao produtor rural Mário Maffi, que utilizará o equipamento para auxiliar na colheita de grãos, como milho e feijão.

Esse é o forte da expansão da produção, e o papel do governo é esse: ser parceiro de um povo empreendedor como os produtores”

Tião Viana

Participaram da entrega representantes das Secretarias de Extensão Agroflorestal (Seaprof) e de Agropecuária (Seap), Banco da Amazônia e parlamentares como a deputada estadual Leila Galvão e as vereadoras do Alto Acre Tereza Xavier e Fernanda Hassem.

Maffi destacou que, com a ajuda do governo, tem conseguido expandir a produção. “Hoje nós conseguimos produzir 1.200 toneladas de milho por safra, e foi possível aumentar a plantação para 400 hectares, o que resulta numa produção anual que rende cerca de um milhão de reais. Nosso objetivo agora é chegar aos 600 hectares de área plantada e avançar para a plantação de arroz”, destacou o produtor.

O gestor da Seaprof, Glenilson Figueiredo, destacou que a mecanização agrícola é um dos principais projetos do governo, e com o auxílio de maquinário a escala de produção é ampliada e o cultivo, bem mais potencializado.

Para o governador, isso traduz um Acre forte, que produz, gera renda e consolida a produção rural. “Esse é o forte da expansão da produção, e o papel do governo é esse: ser parceiro de um povo empreendedor como os produtores”, afirmou.

O colheitadeira entregue vai auxiliar no aumento da produção (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Colheitadeira entregue vai auxiliar no aumento da produção (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A deputada estadual Leila Galvão reforçou que o comprometimento dos governos do Acre e federal com as comunidades é de suma importância para o desenvolvimento da produção. “A produção rural é um debate que a gente vai continuar defendendo, para dar condições ao pequeno, ao médio e ao grande produtor”, disse.

Investimentos consolidam a produção

O superintendente do Banco da Amazônia, José Roberto da Costa, destacou que a instituição já disponibilizou para o Acre R$ 400 milhões em investimentos para diversas áreas de atividades como incluindo a produção rural.

“Com o apoio do governo, incentivamos a agricultura, dando plenas garantias a essa atividade. Assim, já ampliamos o prazo de carência para os produtores rurais para seis meses e disponibilizamos linhas de créditos para ajudar os produtores a se reerguer dos prejuízos da alagação”, contou.

O governo do Estado, junto ao Banco da Amazônia, conseguiu investir, de 2011 até o momento, R$ 1,2 bilhão em diversos campos de atividades no estado. Em anos anteriores, o superintendente afirma que cerca de 25% desse valor era o total de investimentos no Acre. “Isso demonstra uma enorme progressão na economia acreana”, conclui.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter