Lazer e Esporte

Tião Viana entrega ginásio poliesportivo para comunidade do Mocinha Magalhães

Comunidade celebrou a entrega do espaço de lazer e esportes (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Moradores dos bairros Mocinha Magalhães, Joafra, Tucumã I e II e Rui Lino I e II receberam com festa o governador Tião Viana que esteve na comunidade, na manhã desta quarta-feira, 19, para inaugurar o Ginásio Poliesportivo Sidney Lima de Mesquita.

Construído pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas e Infraestrutura (Seop), a quadra conta com investimentos aproximados de R$ 1,100 milhão. Os recursos são provenientes do Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, por meio de emenda parlamentar do ex-senador Aníbal Diniz.

“Temos a gratidão expressa ao ex-senador Aníbal Diniz. Agora, com a obra pronta, o governo passa a administração para a prefeitura [de Rio Branco] que é quem tem, de fato, a finalidade de acompanhar as atividades esportivas e de lazer no município”, destacou Tião Viana.

Homenagem a um amante do esporte

O espaço que dispõe de quadra poliesportiva, fechamento com alambrado, sala de controle, vestiários, sala técnica e de exercícios, depósito, estacionamento, iluminação interna e externa recebeu o nome do esportista Sidney Lima de Mesquita, morador do Mocinha Magalhães, que faleceu há cerca de dois anos, vítima de acidente de trânsito.

Os familiares do esportista compareceram à solenidade de entrega da obra e agradeceram ao governo e prefeitura pela homenagem. “Foi inesperado. A família ficou muito feliz porque sabemos o tanto que ele gostava de esporte e tenho certeza que, de onde ele estiver, está muito feliz com isso”, disse Neuma Moraes Lima Mesquita, esposa do homenageado.

Sidnéia Mesquita, irmã de Sidney, lembrou a paixão do irmão pelo futebol e demais esportes que, segundo ela, era desde sua infância. Ela fez um apelo à comunidade que está sendo beneficiada com a construção do ginásio. “Vamos fazer valer a pena essa construção aqui. Vamos zelar pelo espaço”, solicitou a irmã.

Nome do ginásio foi escolhido em homenagem a esportista morador do bairro (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Cessão ao município

Durante o ato de inauguração, o governador Tião Viana também fez a cessão do espaço ao prefeito Marcus Alexandre para que o município administre o local realizando atividades de esporte e lazer para as comunidades da região e entorno.

Marcus Alexandre classificou a cessão, que tem validade de 20 anos, como um presente do governo do Estado.

“Nessa região nós tínhamos um ginásio referência no [bairro] Universitário que a prefeitura recuperou. Era lá que fazíamos jogos e competições. Agora essa região ganha esse ginásio coberto com infraestrutura. Ganham os esportes de quadra, que vamos poder desenvolver e outras ações que a comunidade poderá utilizar”, celebra o prefeito.

O empoderamento da comunidade, do lazer e do esporte

O senador Jorge Viana, presente na solenidade, fez um chamamento para que a comunidade ocupe o espaço e desenvolva ações de lazer e esporte. “Isso aqui é uma coisa bonita que o governador Tião Viana fez numa região que não tinha quadra de esportes, que antes as pessoas tinham que ir lá para o Universitário. Então, parabéns por fazer a obra e já passar para a prefeitura, junto com a comunidade, cuidar”, observa o senador.

Os parlamentares estaduais também prestigiou o ato de entrega e cessão do ginásio. Estavam presentes os deputados estaduais Daniel Zen, Heitor Júnior e Lourival Marques.

“Esse é um espaço de esporte, mas que serve para a comunidade inteira. Quero parabenizar o governador Tião, pela iniciativa, e dizer que vamos trabalhar junto com a Procuradoria-Geral para que possamos avançar ainda mais, estabelecer mais parcerias regulamentadas entre Estado, prefeitura e associações de moradores, grupos esportivos e clubes. Se cada um for responsável por uma parte, é possível fazer essa gestão compartilhada”, pontuou Daniel Zen, líder do governo na Assembleia Legislativa.

Administração do espaço caberá à prefeitura da capital (Foto: Sérgio Vale/Secom)