Uma revolução

Tião Viana entrega setor de fisioterapia do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre

Um espaço de atenção, recuperação e acolhimento. Esta é a missão do setor de fisioterapia e reabilitação do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), inaugurado na manhã desta sexta-feira, 7, pelo governador Tião Viana.

Espaço da fisioterapia atenderá o serviço de oficina ortopédica e de reabilitação neurológica e física (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Consolidando o Into como a primeira unidade de referência da Região Norte especializada em tratamento de lesões ortopédicas, o espaço da fisioterapia atenderá o serviço de oficina ortopédica e de reabilitação neurológica e física com novos e modernos equipamentos, além de espaços amplos e confortáveis, tudo para garantir o melhor a essa população.

“Foram R$ 35 milhões investidos em toda essa infraestrutura. Já temos o Diagnóstico por Imagem, que, em média, em outros estados demora até um ano pra fazer uma ressonância, e aqui em sete dias no máximo se faz. Agora, temos a unidade de fisioterapia com reabilitação, piscina para neuro-hidroterapia, com os ortopedistas, fisioterapeutas e educadores”, destaca o governador.

Com a inauguração, os atendimentos de reabilitação e fisioterapia, que atualmente são realizados na Fundação do Bem-Estar Social (Funbesa), passarão ao Into, assim como os trabalhos de confecção de próteses e órteses da oficina ortopédica.

Uma rede de atenção

Espaço conta com modernos equipamentos, área ampla e piscina para reabilitação (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A entrega faz parte ainda do pacote de ações na área da saúde durante o governo de Tião Viana que apostam numa mudança histórica no sistema de atendimentos, principalmente da área de reabilitação, já que a mesma região do Into concentra também o recém-inaugurado Centro Especializado em Reabilitação Frei Paolino Baldassari (CER III) e o Lago do Amor, que possui projetos para, no futuro, também ser usado em atividades de fisioterapia.

Para os próximos dias, ainda foi anunciada a entrega de uma nova ala de UTI no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), além de mais 33 leitos também na unidade. Doze obras completam o quadro de entregas até o fim do ano, entre elas mais duas escolas e a maior delegacia do Acre, na Cidade do Povo.

“Entregamos hoje a parte de fisioterapia do Into com toda a modernidade que requer esse tipo de tratamento, com toda a dignidade e respeito que a população do Acre merece. Já fazemos os procedimentos cirúrgicos, mas sempre fica alguma sequela para o paciente que é preciso de reabilitação. Só em equipamentos o Into recebeu um investimento total de R$ 18 milhões”, afirmou o secretário de Saúde, Rui Arruda.

As mudanças na história

“Tínhamos um setor 20 anos atrás e um depois desses 20 anos”, conta Raimundo Castro (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Memória viva da história da reabilitação no Acre, o fisioterapeuta Raimundo Castro chegou ao estado há 40 anos para trabalhar e, mesmo encontrando inúmeros desafios, por aqui ficou. Emocionado, ele fez um importante relato das dificuldades que enfrentou e das mudanças que testemunhou, feliz por ver a população sendo valorizada.

“Isso aqui hoje é mais que um sonho, já é uma realidade. Tínhamos setores adaptados e geminados para atender pessoas com deficiência e precisando de reabilitação. Cito, por exemplo, o Dom Bosco e a Funbesa, que foram adaptados para dar reabilitação. E agora, com o CER III e o espaço do Into, com certeza teremos como atender nossa demanda reprimida. Nós tínhamos um setor 20 anos atrás e um depois desses 20 anos”, destacou Castro.