Tião Viana fala sobre segurança, economia e infraestrutura durante entrevista

Resistência do Acre diante a crise econômica, infraestrutura, segurança, habitação, educação e as propostas para 2017 estiveram entre os temas da entrevista (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana foi um dos entrevistados do programa “Bom Dia, Rio Branco”, desta terça-feira, 3, exibido pela TV Rio Branco. Os destaques da entrevista, dividida em dois blocos, foram a resistência do Acre diante da crise econômica, a infraestrutura, a segurança, a habitação, a educação e as propostas do governo para 2017.

Mesmo que 2016 tenha apresentado o cenário mais crítico da recessão econômica, o Acre, por meio de suas políticas públicas e os ousados investimentos no setor produtivo e industrial, conseguiu resistir a este duro cenário e fez a travessia da crise para 2017.

“Foram mais de R$ 500 milhões para pagamentos de servidores e fornecedores em dezembro. Foi uma aventura humana e de gestão feita para fazermos a travessia da crise. E o que fez o Acre reagir foram as políticas de investimentos do governo, sobretudo no setor industrial”, destacou Tião Viana.

Outro dado importante, segundo o IBGE e a Acisa, é que houve aumento de vendas no comércio em relação ao ano passado, entre outubro, novembro e dezembro.

“Isso mostra que a economia do Acre vence a crise, porque há pagamentos de salários e investimentos nas políticas de desenvolvimento”, acrescentou.

A infraestrutura, segundo Tião Viana, também apresentou um salto. “Em Rio Branco, o prefeito disse quando eu assumi, em 2011, que, de cada dez ruas em Rio Branco, oito eram de barro. Hoje, de cada dez, oito são pavimentadas. Além disso, ampliamos a rede de água, de modo que 95% da população está atendida, além da drenagem periférica e do esgotamento sanitário, que foram feitos”, contou Viana.

Já na segurança pública, o governador destacou que os desafios se apresentaram, mas o governo deu respostas, e em 2017 já avança para transformar o setor. “Estamos montando uma estrutura de segurança para 2017 que vai surpreender o Brasil. São mudanças efetivas e inovadoras. É a grande luta do governo do Acre contra a criminalidade”, garantiu.

Na segurança pública, o governador destacou que o governo e o Sistema Integrado avançam para transformar o setor em 2017 (Foto: Arquivo Secom)

O Acre se mantém entre os quatro estados brasileiros menos violentos, mas isso não conforma a gestão, pois ainda há muito a fazer, segundo o governador.

Uma ação importante será a entrega de 700 pequenos negócios para as famílias de reeducandos que estão saindo do sistema prisional para recomeçarem suas vidas.

Segundo bloco: habitação e educação

Nesta terça, o governador contou que o governo entrega mais 128 casas na Cidade do Povo. “E já são 12.300 casas feitas no nosso governo. Este ano vamos caminhar para mais duas mil casas e também lotes urbanizados”, reiterou.

Na educação, o destaque foi o investimento de R$ 28 milhões para a implantação do ensino integral no Acre.

“Na escola integral, o aluno entra as 7h30 e sai às 17 horas. Lá ele recebe um ensino diferenciado e todas as refeições necessárias. Temos, ainda, 30 mil jovens estudando idiomas na rede pública e tantos outros avanços”, conta.

O governador finalizou a entrevista destacando sua preocupação com a precariedade da BR-364. Trata-se de uma rodovia que, enquanto esteve sob sua responsabilidade, manteve-se trafegável de inverno a verão nos últimos cinco anos, ininterruptamente.

A BR-364 e a gestão em 2017

“Agora, sob a responsabilidade do governo federal, pela primeira vez em cinco anos apresenta risco de fechar. Quando foi nossa responsabilidade, nós cuidávamos. Agora o governo federal precisa fazer o mesmo”, pontuou.

O governador concluiu a entrevista deixando uma mensagem de esperança para os acreanos.  “Em 2017 vamos fazer a travessia da crise para 2018, com muito trabalho, sinceridade, boa-fé, humildade e um diálogo fraterno com os servidores e a população”, disse.