Tião Viana inaugura novo bloco de atendimento na Maternidade Bárbara Heliodora

São novas salas privativas, sala de reanimação neonatal e banheira para parto na banheira com água morna (Foto: Sérgio Vale/Secom)
São novas salas privativas, sala de reanimação neonatal e banheira para parto com água morna (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana inaugurou na manhã desta segunda-feira, 20, o novo bloco de atendimento da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco. A nova ala com  salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP), foi construída dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, que irão atender de forma humanizada as gestantes, incluindo uma novidade: o parto normal na banheira.

Foram investidos mais de R$ 550 mil nas instalações da unidade de saúde. Além das novas salas privativas de parto, o espaço conta com posto de enfermagem, banheiros adaptados para as gestantes, banheiros exclusivos para acompanhantes, sala de reanimação neonatal e rápido acesso ao bloco cirúrgico da maternidade.

Tião Viana aproveitou o momento para enaltecer o trabalho desenvolvido pela maternidade, fundada em 1950, e seus servidores, sendo esse o local onde o próprio governador nasceu e onde já atuou como médico. Em 2001, a unidade foi reconhecida como hospital “Amigo da Criança”, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

“Temos uma das melhores maternidades públicas do Brasil, reconhecida pelo Ministério da Saúde, e que oferta dignidade”, disse Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Temos uma das melhores maternidades públicas do Brasil, reconhecida pelo Ministério da Saúde e que oferta dignidade”, disse Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Na próxima semana, estaremos entregando a reforma de três centros cirúrgicos aqui da maternidade, completando sua reestruturação. Temos uma das melhores maternidades públicas do Brasil, reconhecida pelo Ministério da Saúde e que oferta dignidade. Claro que temos que melhorar e avançar, mas eu tenho muito orgulho da equipe que trabalha aqui, e sei o significado dessa maternidade, que hoje passa por um renascimento”, disse.

Espaço de dedicação

As salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto) irão contar com uma gama de profissionais altamente capacitados para receber as gestantes e realizar os procedimentos necessários para um parto seguro.

As obras foram executadas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras Públicas, de forma a adequar o espaço às recomendações da Rede Cegonha.

(Foto: Sérgio Vale/Secom)
(Foto: Sérgio Vale/Secom)

O secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Júnior, ressalta: “São leitos totalmente modernos. Tivemos a visita do Ministério da Saúde e os integrantes ficaram impressionados com o que viram. Ano passado, a maternidade registrou mais de 6.300 partos e menos de 40% foram através de cesarianas. A população merece o que há de melhor, e nós olhamos para atender as demandas”.

A inauguração da ala ainda contou com a presença da primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, o diretor do hospital paranaense Pequeno Príncipe, José Álvaro, e dos deputados estaduais Daniel Zen, Heitor Júnior, Raimundinho da Saúde, Maria Antônia e Doutora Juliana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter