Tião Viana participa do 12º Fórum de Governadores da Amazônia nesta sexta

Governador assinou o Painel Compromissos da Agenda Criança Amazônica (Foto: Cedida)
Governador assinou o Painel Compromissos da Agenda Criança Amazônica (Foto: Cedida)

O governador Tião Viana está participando do 12º Fórum de Governadores da Amazônia, nesta sexta-feira, 20, em Belém (PA).

Os governos dos estados que compõem a Amazônia Legal estão reunidos para traçar linhas de ações sobre diversos temas, como a crise econômica, a pactuação de uma agenda voltada à infância e a definição de estratégia dos estados da Amazônia para a Conferência do Clima (COP-21).

Um dos pontos marcantes do encontro é a proposta da Agenda Criança Amazônia, com compromissos para a promoção, proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes amazônicas, num trabalho conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Os pontos dessa agenda determinam políticas públicas específicas para melhorar os índices de desenvolvimento humano das crianças na Amazônia, assim como reduzir índices de doenças, analfabetismo e taxa de mortalidade, entre outras.

A união entre os governadores do Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins é exercício do protagonismo da Amazônia na promoção do desenvolvimento sustentável da região, que possui características únicas e diferentes do restante do país, o que exige soluções igualmente distintas no enfrentamento das dificuldades e no fomento da produção. Ao final do evento, será criada a Carta Belém, com as propostas e compromissos firmados entre os estados participantes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter