Tião Viana prestigia ato de comemoração do dia estadual do Policial Civil

Por meio da Lei Estadual nº. 2.963, de 26 de maio de 2015, aprovada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), foi instituído no dia 19 de julho de 2015 o Dia Estadual do Policial Civil, em alusão ao dia de fundação da Polícia Civil no Acre.

Na noite de terça-feira, 19, o governador Tião Viana prestigiou a solenidade de homenagem aos membros da instituição, realizada no Teatro Plácido de Castro.

Tião Viana prestigiou a solenidade de comemoração do dia estadual do Policia Civil, nesta terça, 19 (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Tião Viana prestigiou a solenidade de comemoração do dia estadual do Policial Civil, nesta terça, 19 (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Atualmente a Polícia Civil conta com 801 agentes, que se revezam em plantões e operações, além de delegados e escrivães, que desenvolvem um trabalho de Polícia Judiciária, no sentido de garantir a manutenção da justiça no Acre.

Além de Tião Viana, compuseram o dispositivo de honra da solenidade o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Acre (Sinpol), Itamir Alison Neves, o presidente da Central de Trabalhadores, Franklin Albuquerque, o corregedor-geral de Polícia Civil, Josemar Pontes, a deputada estadual Juliana Rodrigues e o procurador de Justiça do Ministério Público Estadual, Bernardo Álvaro.

Representando o secretário Estadual de Polícia Civil, delegado Carlos Flávio Portela, o corregedor Pontes pontuou que o momento é válido para uma reflexão acerca dos êxitos obtidos na atual gestão.

“A Polícia Civil do Acre passa por um momento histórico de conquistas obtidas nesta gestão. Aqui obtivemos a aposentadoria de nossos servidores que, até pouco tempo, não era reconhecida nos moldes da gestão federal, o que foi corrigido e, a partir de então, os servidores podem averbar até 10 anos para a aposentadoria. Também foram feitos o reenquadramento funcional e o reconhecimento salarial”, pontua o corregedor.

Polícia Civil do Acre: progressão e conquistas

Tião Viana complementou expondo os esforços do governo para melhoria da unidade, do corpo efetivo e a progressão da carreira.

“Fizemos um esforço e contratamos mais 1800 policiais, porque acredito que pela função pública somos capazes de pensar o futuro”. Tião Viana (Foto: Diego Gurgel/Secom)
“Fizemos um esforço e contratamos mais 1.800 policiais, porque acredito que pela função pública somos capazes de pensar o futuro”. Tião Viana (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Essa é a atividade de defesa da vida que tanto nos honra e orgulha. Fizemos um esforço e contratamos mais 1.800 policiais para o efetivo, porque acredito que pela função pública somos capazes de pensar o futuro. Que nós sejamos capazes de nos unir para continuar defendendo a carreira de Polícia Civil do Acre”, disse.

O presidente do Sinpol destacou o empenho e boa luta dos Policiais Civis do Acre. “Em nosso sindicato temos muitas discussões e sempre lutamos pelas mesmas coisas. Obtivemos muitas conquistas a partir da gestão do governador Tião Viana. Obtivemos passos importantes para a valorização e reconhecimento da nossa classe. Queremos trabalhar para tornar o Acre melhor, com uma polícia cada vez eficiente”, destacou a liderança.

O que disseram:

“Essa data que homenageia os Polícias Civis do Estado do Acre vem resgatar esse caminho que o policial faz todos os dias, de garantir a proteção da sociedade. Aqui nós lutamos para dar para a sociedade o trabalho de segurança que ela merece. Agradecemos a todos que se orgulham e labutam com a gente”. – Franklin Albuquerque, presidente da Central de Trabalhadores

Quando apresentei na Aleac, o PL [Projeto de Lei] que instituiu o dia estadual do Policial Civil tentei expressar tudo o que o povo pensa dessa classe. E gratidão é a palavra que representa essa data. Heroísmo e honra definem vocês a cada êxito obtido nas ações. Vocês nos enchem de orgulho. Parabéns heróis do Acre”. – Juliana Rodrigues, deputada estadual

Quero expressar a satisfação do Ministério Público em trabalhar de maneira integrada com a Polícia Civil. Já fizemos operações conjuntas de muito sucesso, no enfrentamento concreto a organizações criminosas. Isso prova que juntos chegamos mais longe”. – Bernardo Álvaro , procurador de justiça do Ministério Público Estadual.

Semana do Policial Civil

Ao longo da semana, a Polícia Civil e o Simpol realizam uma programação alusiva à data. As atividades tiveram início no último domingo, 17, com a 1ª Meia Maratona Cross Antônio Carlos Marques Mello.

Confira a programação

20/07 – Início do torneio de vôlei

21/07 – Final do torneio de futebol

22/07 – Campanha de doação de sangue

23/07 – 1º torneio de paintball

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter