Tião Viana prestigia Encontro de Procuradores-Gerais de Justiça da Amazônia Legal

Encontro reuniu chefes do Ministério Público dos estados da Região Norte, Maranhão e Mato Grosso (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana participou na manhã desta quinta-feira, 17, do IV Encontro de Procuradores-Gerais de Justiça da Amazônia Legal, que reuniu chefes do Ministério Público dos estados da Região Norte, Maranhão e Mato Grosso.

Para Tião Viana, o encontro é de extrema importância, por ser realizado num momento em que é necessário unir forças contra o crescimento do narcotráfico, principalmente na região de fronteira, onde o Acre está inserido. Ele ainda pediu que os procuradores presentes levassem aos governadores de seus estados a necessidade de tratar a questão como prioridade.

“Quando se olha a segurança pública, temos que unir forças no combate ao narcotráfico. É ele que está destruindo gerações e gerações, responsável por 71% das prisões em flagrante, ocupa mais de 80% dos regimes de pena dos presídios e é uma atribuição do governo federal, mas dá a impressão de que as instituições estaduais é que têm de dar conta daquilo que não é atribuição dela”, conta Tião Viana.

No Acre, os procuradores-gerais reunidos debaterão as questões ligadas à fiscalização e gestão do sistema carcerário. Do encontro devem sair propostas para construir estratégias de iniciativa do Ministério Público compatíveis com as peculiaridades dos estados que compõem a Amazônia Legal.

“Estamos discutindo essa questão muito séria que é a do sistema prisional brasileiro e seus impactos na nossa região. Com os colegas aqui, vamos trocar experiências, fazer um intercâmbio de informações, a fim de fortalecer esse trabalho que vem sendo efetuado de combate à criminalidade”, declarou o procurador-geral de Justiça do Acre, Oswaldo d’Albuquerque.

Representando o Poder Judiciário, a desembargadora Regina Longuini também participou do evento e reforçou a necessidade de união entre as instituições. “Tenham certeza de que terão um grande parceiro que é o Tribunal de Justiça. A vida é combate. Que este encontro seja muito produtivo e que possamos estar juntos no combate ao crime e a todas suas mazelas”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter