“Então quando há essa integração de serviço, ensino com formação em saúde e comunidade, o resultado é o fortalecimento comunitário e um sistema de saúde que dê mais resposta”, disse o governador (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A União Educacional do Norte (Uninorte) e o Hospital Santa Juliana fecharam na manhã desta quarta-feira, 9, um convênio de cooperação técnico-científica entre a unidade hospitalar e o curso de medicina da instituição para a formação dos alunos. Na ocasião, também foi inaugurado o Ambulatório Integrado de Ensino e o Centro de Acolhimento de Parto Normal, que na parceria realizará atendimentos gratuitos à comunidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O governador Tião Viana foi um dos que prestigiou a solenidade, realizada no próprio hospital, e ressaltou a importância de se ter mais um curso de medicina no Acre, reforçando serviços, fortalecendo o SUS e formando novos profissionais. Criador do curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) ainda como senador, o governador reforçou que só por meio do curso público cerca de 400 médicos já foram formados no estado até hoje.

“Sãos mais 10 ambulatórios aqui que vão fazer um atendimento público com serviços especializados. Então quando há essa integração de serviço, ensino com formação em saúde e comunidade – pegando como berço o Hospital Santa Juliana que tem uma história na saúde pública do Acre – o resultado é o fortalecimento comunitário e um sistema de saúde que dê mais resposta”.

A solenidade também contou com o lançamento da pedra fundamental do espaço dos novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que já recebeu trabalhos de terraplanagem e teve projeto aprovado pelos órgãos competentes.

O mantenedor e diretor financeiro da Uninorte, Fábio Ricardo Leite, reforça: “Fazemos este acordo para que possamos aumentar o campo de estágio dos nossos alunos. Inauguramos esse ambulatório com as especialidades de oftalmologia, obstetrícia, ginecologia e urologia. E quem ganha com isso é a sociedade, porque o atendimento a população será gratuito”.

Forte impacto

Na ocasião, também foi inaugurado o Ambulatório Integrado de Ensino e o Centro de Acolhimento de Parto Normal, que na parceria realizará atendimentos gratuitos a comunidade pelo SUS (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Até hoje, os cursos de saúde da Uninorte realizaram mais de 130 mil atendimentos com seus ambulatórios nas áreas de enfermagem, odontologia, fisioterapia e psicologia. Com o ambulatório no Santa Juliana, esse desempenho só irá crescer.

O Hospital Santa Juliana já galga novos passos e almeja conseguir o selo de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Caso o selo seja concedido, o Santa Juliana será a primeira instituição de saúde do Acre a possuir a certificação. O selo da ONA é atribuído a instituições de saúde que atendem aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão.

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, comemora: “É uma parceria que ganha todo mundo. Primeiro a cidade de Rio Branco, porque vamos ter uma oferta maior no Santa Juliana, além da universidade e o próprio hospital”.