Tião Viana profere aula inicial da nova etapa do Quero Ler em Cruzeiro do Sul

Em Cruzeiro do Sul, o Quero Ler deve atender mais quatro mil pessoas, enquanto o Viver Ciência planeja atingir 12 mil jovens (Foto: Pedro Devani/Secom)

A cidade de Cruzeiro do Sul mergulhou no conhecimento durante toda esta quinta-feira, 27, ao iniciar tanto uma nova etapa do programa de alfabetização de adultos Quero Ler, quanto lançar o maior evento científico de educação básica da Amazônia, o Viver Ciência.

E o governador Tião Viana realizou, no Teatro dos Náuas, uma aula especial, para um grande público constituído por adultos que estão se alfabetizando agora e jovens estudantes da rede pública que ganham um mundo de saberes.

“A leitura é libertação. É ela que dá as asas da liberdade. Cada um tem suas razões e sonhos, e o sentido de um programa como o Quero Ler é que vocês tenham uma maior chance de realizá-los. Viver a ciência, viver o mundo, são algumas das melhores coisas que podemos fazer por nós mesmos”, disse o governador Tião Viana que também é médico e professor universitário.

“Viver a ciência, viver o mundo, são algumas das melhores coisas que podemos fazer por nós mesmos”, disse o governador (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Metas ousadas

O Quero Ler é o mais ousado programa de alfabetização de adultos do país. Criado por Tião Viana, ele pretende erradicar o analfabetismo no Acre até o fim de 2018, atendendo cerca de 60 mil pessoas. Só em Cruzeiro do Sul, até setembro, a meta é atingir quatro mil pessoas nessa nova etapa.

Já o Viver Ciência chega a sua segunda edição em Cruzeiro do Sul com o tema Ciência Unindo Saberes. Se no ano passado o evento atraiu um público de oito mil pessoas, a meta da Secretaria de Educação é chegar a 12 mil com as atividades deste ano.

Segundo o secretário de Educação e Esporte, Marco Brandão: “São dois grandes eventos de um governo que entendem que desenvolver as pessoas pela educação é desenvolvê-las para o mundo”.

A superação

Maria (direita) volta para a sala de aula e se orgulha de aos poucos dominar a leitura (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

A empregada doméstica Maria José da Costa, de 44 anos, deu um depoimento emocionante de como o Quero Ler aos poucos tem mudado sua vida. Obrigada a largar os estudos muito cedo para lutar por sua sobrevivência, Maria agora voltou às aulas com muita determinação.

“Meu sentimento é de conquista. Eu tive filhos muito cedo e tive que priorizar criá-los e educá-los. Mas comecei no programa, e ler e escrever é uma sensação muito boa. É algo que eu não quero deixar de fazer. Quero muito mais, quero ir até o final”, conta a senhora.

Participando da solenidade, o deputado estadual Daniel Zen ressaltou que o governo não tem medido esforços pelo sucesso dos dois programas. “São dois eventos que se completam. O Quero Ler é uma chance de conhecer as letras para aqueles que não tiveram essa oportunidade. E o Viver Ciência já é para todos descobrirem oportunidades educacionais diferentes, indo além do básico da sala de aula”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter