Tião Viana recebe renomado fotógrafo Sebastião Salgado

O renomado fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, foi recebido pelo governador Tião Viana na Casa Civil (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O renomado fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, foi recebido pelo governador Tião Viana na Casa Civil (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O renomado fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, chegou ao Acre e foi recebido pelo governador Tião Viana na Casa Civil, na manhã desta sexta-feira, 11. Acompanhado pelo senador Jorge Viana, e pelo sertanista José Carlos Meirelles. Salgado produzirá um trabalho fotográfico com os povos indígenas Ashaninkas do Rio Amônia, em Cruzeiro do Sul.

A finalidade dos trabalhos é, segundo Salgado, mostrar toda a nobreza dos povos indígenas da Amazônia. “Nós somos o único país no mundo que possui 13% do seu território indígena, e temos o privilégio de conviver com a sua pré-história humana. Queremos que as próximas gerações cuidem mais da nossa raça”, disse o fotógrafo ao governador.

A agenda contou, ainda, com a participação do assessor Especial Indígena, Zezinho Kaxinawa e do diretor de Assuntos Indígenas, Marcelo Piedrafita, da chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, da secretária de Turismo Rachel Moreira, e da secretária de Comunicação, Andréa Zílio.

Tião Viana contou um breve histórico da formação política e social da Amazônia, e dos povos indígenas da floresta acreana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana contou um breve histórico da formação política e social da Amazônia, e dos povos indígenas da floresta acreana (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Além de dar boas vindas ao fotógrafo reconhecido nacional e internacionalmente, Tião Viana contou um breve histórico da formação política e social da Amazônia, em especial dos povos indígenas que habitam a floresta acreana.

Salgado contou ao governador sobre os principais trabalhos fotográficos de sua autoria realizados no mundo, entre eles Gênesis, Êxodo e Serra Pelada, além de outros trabalhos com outras etnias indígenas do Brasil, e seu processo de formação histórica.

“A variante indígena é o componente mais forte racial brasileiro. E falta reconhecimento porque é uma cultura tão rica, são tantas origens. A vontade que eu tenho é de fazer um trabalho fotográfico onde a gente possa criar um grande livro de fotografia para as escolas, as universidades e as próximas gerações”, conta o fotógrafo.

Sebastião Ribeiro Salgado Júnior

Sebastião Ribeiro Salgado Júnior nasceu em Aimorés (MG), em 1944. É doutor em economia e durante o período entre 1971 e 1973, trabalhou para a Organização Internacional do Café, em Londres. Já, quando estava em uma viagem na África, onde coordenava um projeto sobre a cultura do café em angola, Sebastião decidiu tornar-se fotógrafo.

Enquanto estava em Paris, documentou perturbados acontecimentos sociais e políticos na Europa e na África. Realizou viagens pela América Latina, entre 1977 e 1984, onde documentou as condições de vida dos camponeses e dos índios, que se encontram no livro Autres Ameriques, de 1986.

Trabalhou por 15 meses com o grupo francês Médicos Sem Fronteiras, percorrendo a região do Sahel, na África, e registrando a devastação causada pela seca na década de 1980. Já entre 1986 e 1992, produziu a sérieTrabalhadores, em que documentou o trabalho manual e as árduas condições de vida dos trabalhadores em várias regiões do mundo. Em 1994, criou sua própria empresa: a Amazonas Imagens.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest