Tião Viana visita Hospital do Câncer de Barretos e avança na implantação da unidade no AC

A implantação da primeira unidade de tratamento de Câncer de Barretos no Acre representa mais uma luta intensa do governador Tião Viana em prol da saúde acreana. Nesta quinta-feira, 26, o governador esteve em Barretos (SP), para uma visita à unidade e para avançar nos trâmites que viabilizam a implantação do hospital em Rio Branco. O método tem eficiência na redução de até 95% dos casos de câncer.

Tião Viana visitou o Hospital de Barretos e tratou da implantação da primeira unidade em Rio Branco (Foto: Cedida)

Tião Viana foi recebido pelo diretor do hospital, Henrique Prata. A agenda foi acompanhada, ainda, pelo secretário adjunto de Atenção à Saúde, Ráicri Barros, e por gestores da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Acre.

“Barretos é bem mais que um hospital para tratamento de câncer, é um conceito que envolve assistência, pesquisa, ensino e prevenção. O hospital tem interface com protocolos atuais de serviços avançadíssimos de diversos países. A relação interprofissional é guia. Existe uma preocupação real em conciliar atendimento e humanização”, pontuou o governador.

Tião Viana e equipe foram recebidos pelo diretor da unidade, Henrique Prata. A unidade tem eficiência na redução de até 95% dos casos de câncer (Foto: Cedida)

A implantação da unidade oncológica de Barretos no Acre é fruto de acordo entre o governo do Estado, a direção do hospital e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

No mês passado, o governo do Estado a efetivou a doação do terreno para a construção do hospital. Os serviços de terraplanagem devem avançar neste primeiro semestre e a previsão é de que a unidade entre em funcionamento já no início de 2018.

O governador tratou sobre a possibilidade de ampliação da unidade no Acre, para que na mesma área seja incluída uma ala de quimioterapia e radioterapia (Foto: Cedida)

“A gente vê essa unidade como uma grande evolução para o tratamento oncológico, sobretudo na questão da prevenção. Com toda a interveniência do MPT, da PGE e da Justiça do Trabalho, foi possível chegar ao consenso e garantir a publicação desse recurso de R$ 32 milhões, fora o que será garantido por parte do governo [R$ 22 milhões] no terreno para trazer a unidade para o Acre”, reiterou a vice-governadora Nazareth Araújo.

Ráicri Barros contou que a equipe conheceu todo o complexo e a parte de prevenção que será instalada no estado, além do setor de atendimento médico especializado, o hospital da criança e o instituto de capacitação.

“O governador avaliou, ainda, a possibilidade de ampliação para que, na mesma área, seja incluída uma ala de quimioterapia e radioterapia. Nós temos um recurso, que é do Unacon, para ampliação, e temos uma licitação para o acelerador linear destinado a esses serviços, inclusive de braquiterapia, para mulheres com câncer de colo de útero”, contou o gestor.

Eficiência na redução de até 95% dos casos de câncer

O método do Hospital de Barretos, que tem unidades também em outras cidades brasileiras como Juazeiro (BA) e Porto Velho (RO), é conhecido pela eficiência na redução de até 95% dos casos de cânceres que matam.

O diretor Henrique Prata conta que o hospital garante um tratamento avançado do câncer antes mesmo da progressão da doença. “Essa parceria só deu certo porque o governador, além de ser médico, é uma pessoa extremamente humanista e avançou nesse projeto que visa fazer com que as pessoas que necessitam fazer um tratamento a longo prazo façam-no de maneira dinâmica, revolucionária e moderna”, acrescentou.

A estrutura que o estado possui hoje ficaria para a parte de urgência e emergência e internação. O Acre então passa a ter uma unidade avançada de Barretos. As pequenas cirurgias seriam resolvidas na própria unidade do Estado, e as mais complexas, referenciadas para Rondônia ou naturalmente para Barretos, em casos mais graves.

A ideia é de que as pequenas cirurgias sejam resolvidas na própria unidade do Estado, e as mais complexas, referenciadas para Rondônia ou naturalmente para Barretos, em casos mais graves (Foto: Cedida)

Avanço em diagnóstico e tratamentos definitivos

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Júnior, mais de 90 mil mulheres precisam fazer tratamento de câncer em todo o estado, e a implantação da unidade oncológica garantirá mais efetividade nesses tratamentos.

“O governo conseguiu conciliar o acordo proposto pelo MPT e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para a implantação de uma unidade avançada em diagnóstico e tratamentos definitivos. Trata-se de uma experiência nova e bem-sucedida já proposta em alguns países e que o Acre também passa a contar”, destacou o gestor.

Outra novidade é que a parceria também conta com a parte de ensino e a possibilidade de promoção de mestrado e doutorado. O objetivo é de uma integração grande em relação ao hospital, uma proposta de reformulação que inclui um atendimento mais humanizado e focado no paciente – algo próximo do domicílio dele, num ambiente mais agradável, seguindo os protocolos do próprio Hospital de Barretos.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter