Com apoio do governo, a produção de abacaxi em breve chegará a nove milhões de pés (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em Cruzeiro do Sul, o governador Tião Viana visitou produtores que estão acreditando no plantio de abacaxi. Em uma parceria com o governo do Estado, mais de 60 famílias se aproximam da cifra de nove milhões de pés plantados. A próxima etapa é a industrialização do fruto.

“A base desse trabalho é acreditar nessa união entre comunidade e trabalho, industrialização e produção rural, como a terra sendo geradora da riqueza sem destruir o meio ambiente mas aproveitando as áreas abertas”, declarou o governador, após andar pela plantação de Roney Alves, que já possui 300 mil pés da frutífera.

O produtor explica que a expectativa é a criação de uma agroindústria com a Cooperfrutos e por enquanto a venda in natura é uma boa opção para melhoria da renda. “Podemos exportar a produção para a capital Rio Branco, o quilo da fruta chega de R$ 7 até R$ 10,80. Mas queremos, vender com uma cooperativa para a produção de polpa na agroindústria”, afirma Roney.

O deputado estadual Lourival Marques acompanhou a visita. “Quando eu falo na classe média rural, quero dizer isso aqui, famílias como essa. O apoio do governo ajudando a transformar um pequeno produtor rural em um grande agricultor de abacaxi. O governador Tião Viana acertou em apoiar esta cadeia produtiva”, disse.