Capacitação

Tive um bom aproveitamento, diz formando de curso oferecido em telecentro

Prestes a se aposentar, Sebastião Abreu fez o curso de Operador de Computador (Foto: Angela Peres/Secom)

“Eu só trabalhava com o editor de texto Word, e hoje sei como operar o Linux. Tive um bom aproveitamento, pois tudo isso é novidade pra mim”, afirma Sebastião Carlos de Abreu, aluno do curso de Operador de Computador do Telecentro do Quiosque do Parque, em Rio Branco.

Neste mês, mais de 250 alunos serão certificados em três áreas: Assistente Administrativo, Operador de Computador e Recursos Humanos.

As aulas, oferecidas desde 2015 pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), tiveram duração de um mês e foram aplicadas em outros quatro Telecentros: Estação, Esperança, Barracão e Praça da Juventude.

Prestes a se aposentar, Abreu decidiu que iria voltar a estudar, e se matriculou na capacitação: “Foi uma oportunidade que acrescentou muito, pois puder aprender a usar um sistema que eu desconhecia”.

Já para Priscila Maria Zaad, que fez Recursos Humanos, a formação foi enriquecedora. “Eu não tinha noção de como poderia atuar nessa área, e aqui já deu uma luz. As aulas foram dinâmicas e os professores, atenciosos. Tenho certeza de que foi uma grande oportunidade para mim e meus colegas”, diz.

Nos últimos dois anos, mais de dez mil pessoas foram capacitadas nos Telecentros. Para 2017, a ideia é que as aulas sejam estendidas para os municípios do Acre, por meio de cursos a distância, voltadas para jovens e adultos. Para isso, o órgão estadual deve lançar uma plataforma online de ensino.

A titular da Sect, Renata Souza, informa que ainda neste semestre haverá uma nova turma com 50 vagas na área de manutenção de computadores. “Firmamos parceria com a Secretaria de Pequenos Negócios e, ao final do curso, serão fornecidos equipamentos de trabalho aos formandos”, diz.