Trabalho de pós-ocupação é uma realidade na política habitacional do Acre

Secretária de Habitação Janaína Guedes conversa com uma das turmas de cursos da Cidade do Povo (Foto: Angela Peres/Secom)

A política de habitação no Acre vai além da entrega de unidades habitacionais. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehab), desenvolve em todos os conjuntos de habitação popular o trabalho de pós-ocupação com os moradores.

O Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) desenvolve ações de apoio e fortalecimento à participação efetiva das famílias beneficiárias, por meio de atividades que promovem a inclusão social e produtiva, visando garantir habitabilidade familiar e comunitária, geração de renda e, consequentemente, a sustentabilidade do empreendimento.

Nos conjuntos habitacionais são ministradas palestras sobre Educação Sanitária e Ambiental, Oficina de Convivência Comunitária, Educação Patrimonial e cursos profissionalizantes, tudo de forma gratuita para toda a comunidade.

Beneficiária Edilza dos Santos recebe o certificado do curso de maquiagem (Foto: Angela Peres/Secom)

“Essa ação, que abrange todos os conjuntos habitacionais do governo, tem a finalidade de fornecer a essas famílias novas possibilidades de renda, além de promover um melhor convívio em comunidade”, disse a secretária de Habitação, Janaína Guedes.

Atualmente, as equipes sociais da Sehab, junto com os técnicos das empresas contratadas, atendem em Rio Branco 10 empreendimentos: Cidade do Povo, Rosa Linda 1, 2 e 3, Andirá, Joafra, Rui Lino, Abunã, Jarbas Passarinho, Igarapé Fidêncio, Cadeia Velha e Habitasa.

Moradora da Cidade do Povo há um ano, Fabíola Costa, que teve acesso à lista de cursos que serão ofertados no bairro, interessou-se pelo curso de maquiagem. “É algo de que sempre gostei, e ter essa qualificação de graça vai me ajudar a entender melhor sobre as técnicas de como aplicar melhor os produtos”, afirma.

Para a escolha dos cursos a serem oferecidos, é feito um levantamento socioeconômico dos moradores, e em cima disso, programado o que mais se adeque à realidade da comunidade. Cada ação dura em média seis meses, e todos os participantes recebem certificados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter