Transtornos mentais: problemas de saúde mais comuns do que se imagina

Dia Mundial da Saúde MentalSabia que você pode estar com um transtorno mental sem perceber?Atualmente, no decorrer do cotidiano, a população sempre procura cumprir com suas tarefas diárias, muitas vezes, sem se preocupar com a saúde física e mental. E hoje, 10 de outubro, é um bom momento para refletir sobre o Dia Mundial da Saúde Mental.Pensando nisso, o jornalista Diego Tenutti conversou com a psicóloga e gerente da Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Kariny Costa Gonçalves.Confira o bate-papo sobre sintomas e tratamentos de transtornos metais.#Sesacre #Saúde #Acre #RioBranco #SaúdeDoAcre

Posted by Saúde do Acre on Sexta, 9 de outubro de 2015

Atualmente, no decorrer do cotidiano, a população sempre procura cumprir suas tarefas diárias, muitas vezes sem se preocupar com a saúde física e mental. E hoje, 10 de outubro, é um bom momento para refletir sobre o Dia Mundial da Saúde Mental.

Pensando nisso, o jornalista Diego Tenutti conversou com a psicóloga e gerente da Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Kariny Costa Gonçalves.

Confira, abaixo, o bate-papo sobre sintomas e tratamentos de transtornos metais:

Quais os primeiros sintomas do transtorno mental?

Quando as pessoas começam a vivenciar diariamente uma série de emoções, variando entre a alegria, conflitos, amor, perturbações, satisfação, frustração, insônia ou excesso de sono, esses podem ser os primeiros sintomas de algum transtorno mental. Geralmente, os transtornos são extremamente difíceis de ser detectados sem a ajuda de um profissional da saúde.

Os transtornos mentais mais comuns para sociedade são aqueles que estão relacionados ao humor. A depressão, o transtorno de ansiedade, a síndrome do pânico e os transtornos psicóticos são considerados os mais graves.

Como as outras pessoas podem identificar que seu amigo ou familiar está sofrendo com doenças relacionadas à saúde mental?

Como exemplo, o primeiro sinal que facilita na identificação desses transtornos mentais é a mudança repentina em seus hábitos diários, fazendo com que a pessoa fique mais agitada, agressiva, e não sinta mais vontade de sair de casa.

Quais os motivos que levam as pessoas a não procurarem um profissional da saúde para falar sobre a doença?

As pessoas sentem medo de procurar algum profissional da saúde ou até mesmo um amigo para conversar sobre problemas de saúde mental, com medo de receber represália ou serem motivos de piada para os outros. Por isso, muitas pessoas preferem se esconder ou se isolar da sociedade. Primeiramente, devemos combater o preconceito, fazendo com que a sociedade entenda que transtorno mental é, sim, uma doença que deve e pode ser tratada.

Onde a sociedade pode buscar atendimento?

As pessoas que perceberem que estão sofrendo algum tipo de doença relacionada à saúde mental podem procurar as unidades básicas de saúde dos municípios, aquelas mais próximas de sua casa, onde receberão os primeiros atendimentos e encaminhamentos para profissionais especializados.

Quais os principais tratamentos oferecidos pelo SUS?

São vários os tipos de tratamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde [SUS]. Entre eles estão o tratamento medicamentoso, o atendimento psicológico e as oficinas terapêuticas, nas quais são realizadas atividades que estimulam a criatividade do paciente.

Para os casos de pacientes considerados em estágios leve e moderado, o tratamento é realizado nas unidades básicas de saúde. Já aqueles que estão em estado mais grave serão encaminhados ao Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), aqui em Rio Branco. Os moradores de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Epitaciolândia e Brasileia devem procurar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que é uma unidade de saúde especializada para tratar pessoas com transtornos mentais.

Quais hábitos podem conservar e melhorar a nossa saúde mental?

Priorizar a nós mesmos, a saúde, cuidando da alimentação, praticando exercícios físicos, sair com os amigos, aproveitar mais os programas em família e cuidar do lado espiritual, cada um à sua forma. De maneira resumida, essa é uma ótima receita para começarmos a cuidar melhor de nossa saúde mental.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter