Cruzeiro do Sul registra três acidentes de trânsito no carnaval

“Vencemos uma batalha”, diz gerente da 1ª Ciretran, Valdeci Dantas (Foto: Onofre Brito/Secom)
“Vencemos uma batalha”, diz gerente da 1ª Ciretran, Valdeci Dantas (Foto: Onofre Brito/Secom)

Depois de um mês de janeiro trágico, com quatro mortes em acidentes de trânsito na região de Cruzeiro do Sul, a 1ª Companhia Regional de Trânsito (Ciretran), que vivia muita expectativa em relação ao carnaval, comemora: a festa foi tranquila. Nos quatro dias, ocorreram apenas três acidentes de natureza leve – dois no domingo e um na segunda.

Oito pessoas foram conduzidas à delegacia por dirigirem sob efeito de álcool, outras 20, autuadas por dirigirem sem habilitação, e 15 veículos, entre carros e motocicletas, foram removidos para o pátio.

Segundo conta o gerente da 1ª Ciretran, Valdeci Dantas, em janeiro foi feito um planejamento para o período de carnaval, que no final do mês passou a ser executado com abordagens e ações educativas.

A partir do dia 5, início do carnaval, as ações se intensificaram, principalmente nas entradas da cidade: na Variante, na AC-405 e na estrada que liga Cruzeiro do Sul a Guajará, no Amazonas.

A Ciretran apoiou também a Polícia Militar do Acre (PMAC) nos momentos de dispersão, especialmente no fim da folia, na Praça do Centro Cultural, onde ocorreram quase toda as manifestações carnavalescas em Cruzeiro do Sul.

O gerente da Ciretran atribui o sucesso das ações aos agentes de trânsito da PMAC, aos educadores da Ciretran e também à parceria com o Poder Judiciário. “No trânsito, sempre temos em mente os períodos mais críticos. Em relação ao carnaval, vencemos uma batalha”, disse Dantas.

Educação nas escolas

Neste período que antecede o início do ano letivo, o Detran vem recuperando a sinalização e faixas de pedestre em frente às escolas. Em março, será reiniciada a programação de educação para o trânsito, com meta de alcançar 100% das escolas do município.

Também em março será lançado o projeto “Tô na Faixa, Tô na Vez”, com divulgação e fiscalização. Os 12 painéis montados em diversos pontos da cidade, que já foram utilizados para duas campanhas, agora abordarão o tema do respeito à faixa de pedestre. Em seguida, será feita outra campanha alertando para as vagas de idosos e deficientes.

Em abril, está programada uma campanha específica para os motociclistas. “Todas as ações têm um só objetivo: melhorar o trânsito a cada dia”, finaliza Dantas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter