Trilha Chico Mendes será apresentada em seminário sobre unidades de conservação

Evento reúne servidores federais e estaduais envolvidos na gestão de unidades de conservação e parceiros (Foto: Cedida)

Rica em biodiversidade e com alto potencial de turismo sustentável, a Trilha Chico Mendes, localizada na Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, será um dos destaques do 3° Seminário Nacional de Boas Práticas na Gestão de Unidade de Conservação.

O evento, marcado para 27 a 29 de novembro, é realizado pelo Instituto Chico Mendes da Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e parceiros, em Brasília.

O produto turístico acreano será apresentado na próxima quarta-feira, 29. “Estamos buscando parcerias para potencializar as atividades da Trilha Chico Mendes, que tem ganhado muito destaque nos últimos meses”, explica o analista do ICMBio, que atua na Resex Chico Mendes, Fernando Maia.

Paralelo ao seminário também é realizado o 1° Fórum Internacional de Parcerias na Gestão de Unidades de Conservação. O seminário tem como objetivo a troca de experiências bem sucedidas que promovam inovação e mudanças positivas em uma unidade e que possam ser aplicadas em outras.

Os eventos foram concebidos em parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Gordon and Betty Moore Foundation, Projeto Desenvolvimento de Parcerias Ambientais Público-Privadas apoiado pelo Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID), Caixa e Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ) entre outros apoiadores.

Trilha Chico Mendes

Setul tem impulsionado o turismo de base comunitária (Foto: Kennedy Santos)

Atualmente, a Trilha Chico Mendes agrega um percurso de 84 quilômetros, entre Brasileia e Xapuri. O turismo de base comunitária no local tem sido fortalecido pela Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul), Coletivo Travessias na Floresta e ICMBio.

Na Chico Mendes as atividades extrativistas são responsáveis por uma fatia da renda familiar dos habitantes daquela região, que incrementam seus rendimentos com a criação e comercialização de animais e da agricultura. O turismo sustentável surge como opção de crescimento socioeconômico.

Desafios

Implementada na modalidade de unidade de conservação de uso sustentável, a Resex Chico Mendes possui pouco mais de 970 hectares de áreas protegidas. É habitada por duas mil famílias de extrativistas.

O índice de desmatamento caiu 36%, entre legal e ilegal, na Resex Chico Mendes (MMA 2015/2016). Mas o crescimento da pecuária preocupa gestores que apostam no turismo para reverter o processo.

“Queremos firmar parcerias com instituições que acreditem no produto turístico e especialmente na causa, nos auxiliando a reverter o processo desmatamento e pecuarização da Resex”, salientou Maia.

Leia também: Trilha Chico Mendes: os caminhos do desenvolvimento sustentável

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter