Ato cívico-militar

Troca da bandeira e outorga de medalhas marcam aniversário de 55 anos do Acre

Ao todo, 18 pessoas vão receber a concessão da Ordem da Estrela do Acre (Foto: Val Fernandes/Secom)

 

 

 

 

Em comemoração à data que marca os 55 anos de elevação do Acre à categoria de Estado, o governador Tião Viana e a vice-governadora Nazareth Araújo, em conjunto com as forças militares da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, realizam a cerimônia cívico-militar de troca da bandeira nesta quinta-feira, 15, às 17 horas, no Calçadão da Gameleira.

Na oportunidade, o governador, que é Grão-Mestre da Ordem da Estrela do Acre, e a chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, chanceler da referida ordem, farão a outorga de medalhas a pessoas e instituições que, por sua contribuição ao Estado ou mérito excepcional, tornaram-se dignas do reconhecimento do povo acreano.

Ao todo, 18 pessoas receberão a concessão da Ordem da Estrela do Acre, em cinco categorias: Grau Grã-Cruz, que será atribuído ao primeiro governador eleito do Acre, José Augusto de Araújo (em memória), Grau Grande Oficial, Grau Comendador, Grau Oficial e Grau Cavaleiro. Entre as autoridades que receberão as demais honrarias, estão representantes dos tribunais de Justiça e de Contas, Ministério Público, Assembleia Legislativa e Universidade Federal do Acre, entre outros.

A história

Antes Território, o Acre foi elevado à condição de Estado em 1962, quando a lei 4.070 foi sancionada. O processo durou anos em meio a dificuldades e conflitos, porém, com a ajuda de José Augusto de Araújo, foi possível que se tornasse finalmente brasileiro.

A tradição da troca da bandeira no aniversário do Acre é realizada duas vezes ao ano ou quando se tem necessidade devido ao deterioramento causado pela ação do tempo.