Turismo de Xapuri é beneficiado pela Festa de São Sebastião

Expectativa é de que cerca de 35 mil fiéis participem da festa de São Sebastião em Xapuri (Foto: Arquivo Secom)

A 115a edição da tradicional festa de São Sebastião, em Xapuri, promete aquecer o turismo local nos dias 19 e 20 deste mês.

Espera-se um público de 35 mil fiéis, e para isso todos os equipamentos turísticos – hotéis e restaurantes – e de mobilidade se preparam para recepcionar os visitantes.

A cidade conta com sete opções de hospedagem e seis restaurantes. Um dos estabelecimentos pertence a João Lopes, que conta que desde a última terça-feira, 17, está com todos os 25 apartamentos lotados: “A procura antecipada é grande, e muitas vezes a opção dos turistas é se hospedarem em motéis”, afirma.

Além disso, por meio de articulação do governo do Estado e da prefeitura da cidade, haverá barracas da Feira de Economia Solidária, que irão disponibilizar comidas típicas e artesanatos.

De acordo com a secretária de Turismo e Lazer, Rachel Moreira, a tradicional festa ajuda com que o comércio local permaneça aquecido. “Todos os setores turísticos são beneficiados durante essa celebração, pois é a época em que Xapuri recebe mais pessoas. Nosso papel como gestão estadual é apoiar e monitorar os impactos positivos que a cidade receberá durante este período”, destaca.

Sobre o padroeiro São Sebastião 

Os registros que existem sobre o princípio da procissão ao santo são baseados em depoimentos, nos quais são passados de geração em geração.

Antes mesmo da Revolução Acreana, em 1902, algumas pessoas saíram em cortejo pelas ruas para pedir proteção a São Sebastião contra a guerra que estava próxima. Em 1912, a imagem do santo chegou a Xapuri, vinda da Itália, trazida pelo poeta e escritor Gabrielle DAnnuzio.

Desde então, a festa passou a fazer parte do calendário anual da cidade, reunindo milhares de pessoas em celebração pelo seu padroeiro.

O evento é organizado pela Paróquia de Xapuri, que se preocupa em manter os fiéis em sintonia com a religião e a fé.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter