Turma do Quero Ler no bairro Santa Maria esbanja alegria e perseverança

Tião Viana visitou a pequena turma do Quero Ler no Bairro Santa Maria e os incentivou a continuarem nos estudos (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana visitou a pequena turma do Quero Ler no bairro Santa Maria e incentivou os alunos a continuarem nos estudos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Na sequência à série de visitas às turmas do programa Quero Ler em Rio Branco, o governador Tião Viana conheceu na noite desta terça-feira, 24, a turma de jovens e adultos em alfabetização do bairro Santa Maria, no Ramal Garapeira.

Numa sala da escola Boa União, eles se reúnem para aprender a ler e escrever, demonstrando alegria e vontade de chegar até o fim.

Criador do programa que pretende eliminar o analfabetismo no Acre até 2018, Tião Viana fez questão de deixar a todos seu apoio: “Com as palavras vocês podem dedicar um poema de amor para as pessoas que fazem parte de suas vidas, como a mensagem que um filho deixa para um pai. A leitura é libertadora, e eu quero que vocês possam dar essa caminhada na vida. Para isso, eu só peço que sigam firmes e não desistam”.

O Quero Ler tem o objetivo de atender mais de 60 mil pessoas em todo o Acre. Iguais à turma do Santa Maria existem mais de 300 só em Rio Branco, que, somadas às do interior do estado, devem chegar a 450 até o fim do ano. O investimento no programa alcança R$ 26 milhões.

Relação de carinho

“Eu sinto alegria e essa vontade louca de aprender, porque eu preciso aprender, não dá mais pra ficar sem", conta Raimundo de Sousa (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Eu sinto alegria e essa vontade louca de aprender, porque preciso aprender, não dá mais para ficar sem”, conta Raimundo de Souza (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A turma do programa Quero Ler no Ramal Garapeira revela uma intensa afinidade, principalmente na relação entre alunos e professores.

Raimundo Silva de Souza, de 53 anos, diz que, mesmo com o intenso dia de trabalho, é sempre o primeiro a chegar à aula, porque não gosta de perder nada.

“Eu sinto alegria e essa vontade louca de aprender, porque eu preciso aprender, não dá mais pra ficar sem. Nasci na zona rural e nós éramos 14 irmãos. Meu pai deixou a gente e tive que trabalhar para sustentar os mais novos. Eu me orgulho porque meu filho terminou a escola, e a menina está quase. Eu nunca tive oportunidade de estudar, mas estou tendo agora; e agradeço”, conta.

A professora da turma, Neura Caetano, é exaltada pelos alunos como paciente e acolhedora. Ela, que se formou em 2012, teve com o Quero Ler sua primeira oportunidade de estar numa sala de aula. E afirma estar numa experiência única.

“Eu cheguei e a maioria deles não tinha nem noção das letras. Às vezes as pessoas pensam que não vão aprender, mas depois de um tempo eu vou lá e vejo que elas já estão no caminho. Eles já decoraram todo o alfabeto, escrever os próprios nomes e alguns já estão lendo muito bem. Estou amando e não quero mais parar de dar aula”, relata a professora.

Parceiros

Só em Rio Branco existem mais de 300 turmas do programa Quero Ler (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Só em Rio Branco existem mais de 300 turmas do programa Quero Ler (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A vice-governadora Nazareth Araújo fez questão de acompanhar a visita do governador e se encantou como o que viu. “Isso é algo que toca o coração da gente quando você imagina que a cidadania começa com aprender o ABC. O Quero Ler é o programa que traz a oportunidade para aqueles que não tiveram a chance de aprender a ler quando crianças. Eles fazem um caminho não só pela educação, mas pelo progresso”, disse.

O deputado estadual Daniel Zen, que é ex-secretário de Educação no primeiro governo de Tião Viana, afirmou: “Cada dia que a gente visita uma turma do Quero Ler, a gente sai mais animado de ver o empenho e a dedicação dessas pessoas, muitas com idade já avançada, mas que encontram energia para aprender a ler e escrever. Isso nos renova”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter