TV Aldeia recebe visita de presidente da Anatel para tratar sobre digitalização

Neste domingo, 1, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, visitou a sede da TV Aldeia em Rio Branco para dialogar sobre as etapas de digitalização do sinal da emissora pública.

O encontro com os gestores da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac) e a secretária Andréa Zílio teve a participação do conselheiro da Anatel, Aníbal Diniz, acompanhado de técnicos da agência fiscalizadora.

Juarez Quadros, visitou a sede da TV Aldeia para dialogar sobre as etapas de digitalização do sinal da emissora (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

As fases de migração do sinal analógico para o digital em todo o Brasil, e o cronograma de ações em curso para consolidar essa implementação na emissora pública norteou a reunião da agenda.

O processo de digitalização das transmissões e desligamento do sinal analógico da TV aberta é uma determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, coordenado pela Anatel juntamente com Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired).

“Os trabalhos de digitalização estão intensificados em todo país e Rio Branco, deu passos importantes para consolidar esse processo, superando as dificuldades tecnológicas em função da sua localização geográfica. Nós  estamos num esforço concentrado junto com a gestão estadual para que a TV Aldeia também se digitalize antes da data de desligamento do sinal analógico, previsto para 2018”, relata o presidente da Anatel, Juarez Quadros.

Com a digitalização da TV aberta, os telespectadores obterão maior qualidade na imagem e no som, além do acesso à múltiplas programações e interatividade.

Nesta perspetiva, a Secretária de Comunicação, Andréa Zilio ressalta a função social da emissora pública em poder transmitir mais conteúdos com caráter educativo.

“A TV Aldeia não pode ficar de fora desse processo. A emissora entra na etapa de digitalização a partir de uma decisão do governador Tião Viana e esse apoio e acompanhamento da Anatel tem sido fundamental. Com essa nova fase, temos o compromisso de reforçar e reformular a programação que sempre apostou no caráter educativo”, diz a secretária Andréa Zílio.

Comunicação Pública

A TV Aldeia foi instalada pelo governo do Estado com concessão do Ministério das Comunicações em 1985, mas só trabalhou de forma efetiva a partir de 2002, quando as retransmissoras foram instaladas nos municípios acreanos. Hoje, ela é vinculada à Fundac e faz parte da Rede Pública de Comunicação e retransmite parte das programações das TVs Brasil e Cultura.

Além do dia a dia, a Rede Pública registra os grandes eventos acreanos (Foto: Angela Peres/Secom)

Além desse processo de digitalização, atualmente a Fundac realiza a manutenção e preparação de seu parque de transmissão das AM Difusora Acreana para mudança de classe, que resultará na modernização e um maior alcance de transmissão. Junto a isso, todos os transmissores, incluindo a Aldeia FM estão tendo manutenção e correção de defeitos.

Melhorias na internet

Nesta segunda-feira, 02, no Palácio Rio Branco, o governo do Acre, a Anatel e representantes das empresas Vivo, Claro e TIM um Termo de Cooperação que visa melhorias e ampliação nos serviços de rede móvel e internet no Estado.

A solenidade contará com a presença do governador Tião Viana, do presidente da Anatel, Juarez Quadros, do presidente da Telefônica Vivo, Eduardo Navarro e do senador Jorge Viana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter