TV e Rádio Aldeia: alma acreana no ar

O governo do Acre conta com uma rede pública de Rádio e TV que cobre os 22 municípios do estado. Ao todo, são 21 canais de TV e seis emissoras de rádio FM e cinco AM. Apenas Epitaciolândia, na divisa com Brasileia e fronteira com a Bolívia, não dispõe dessas unidades, que tiveram maior expansão nas administrações da Frente Popular do Acre, a partir de 1999.

A primeira unidade foi instalada em Rio Branco em 1985, no governo Nabor Junior, com o nome de TV Educativa do Acre, e foi dirigida pelo antropólogo e professor universitário (Ufac) Jacó César Piccoli. A emissora ficou sob a responsabilidade da Fundação Cultural Elias Mansour e passou por dificuldades financeiras, paralisando suas atividades dois anos depois.

Em 1988, a TV foi reativada, sob a direção do jornalista Elson Martins, que realizou uma consulta popular para criar um nome de fantasia. A população enviou mais de mil cartas com sugestão de nomes, e o que prevaleceu foi  “TV Aldeia”, ao qual, mais tarde, seria acrescentado o slogan: “uma TV pública de alma acreana”.

Nesse período, que se estendeu até 1990, a TV Aldeia contou com profissionais qualificados, como Antônio Alves, Simony D’Ávila, Anibal Diniz e Altino Machado, entre outros, disputando audiência com canais locais.

No Carnaval de 1990, a TV Aldeia surpreendeu com um grande feito: transmitiu ao vivo o desfile de blocos na Avenida Getúlio Vargas, graças a um cabo estendido desde a Rua Rui Barbosa, onde fica a emissora, até a passarela dos brincantes, passando por trás do Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB).

Após as eleições daquele ano, com nova mudança de governo, a emissora, que até então só alcançava os lares de Rio Branco, voltou a paralisar as atividades por algum tempo – retornou no governo Orleir Cameli, mas antes do fim da sua gestão, saiu do ar novamente, necessitando de novo equipamento.

Em 2002 a TV Aldeia foi reativada sob a direção da jornalista Simony D’Ávila, no governo Jorge Viana. A reativação passou por um debate de ideias e propostas envolvendo a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Comunicação.

Em 2005, os retransmissores foram instalados em todos os municípios. Em 2007, passou à condição de filiada à TV Cultura – Emissora da Fundação Pe. José Anchieta. Somente em 2011, já no governo Tião Viana, passou a compor sua grade com a programação da TV Brasil.

Rádio Aldeia – 13 anos

A Rádio Aldeia (FM 96.9) foi ao ar no dia 24 de junho de 2003, exatamente às 11h17, com o mesmo nome de fantasia da TV. É uma rádio do Sistema de Comunicação do Estado do Acre e funciona como cabeça de rede, com transmissão via satélite, e na WEB no endereço – www.ac.gov.br/aldeiafm, com mais cinco emissoras: Brasileia 90.3 – Cruzeiro do Sul 107.9 – Sena Madureira 105.9 – Tarauacá 95.5 e Xapuri 89.5.

Portanto, no próximo dia 24 a emissora completa 13 anos de vida, oferecendo boa música para o povo do Acre e informação das atividades públicas do Estado. Mais que isso, ela integra a Rede Pública de Comunicação criada no governo Tião Viana, que inclui a Radio Difusora Acreana, A TV Aldeia e a Agência Notícias do Acre.

Podemos afirmar, com orgulho, que os acreanos vivem conectados, ouvindo boa música, compartilhando emoções e informações, aprendendo e ensinando dia após dia que o Acre é a Aldeia de Todos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter