Ufac doa R$ 2,1 milhões em equipamentos médicos para o governo do Estado

Equipamentos entregues pela Ufac auxiliarão os alunos do curso de medicina que fazem internato na rede pública (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Equipamentos entregues pela Ufac auxiliarão os alunos do curso de medicina que fazem internato na rede pública (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana participou na manhã desta terça-feira, 3, da solenidade simbólica de entrega de R$ 2,1 milhões em equipamentos médicos pela Universidade Federal do Acre (Ufac) para a rede pública estadual. O evento se deu no bloco do curso de Medicina.

Os recursos federais foram empregados na compra de 243 tipos de materiais hospitalares que irão auxiliar os alunos do curso de Medicina da Ufac que realizam internato na rede estadual.

Como a universidade não possui um hospital-escola próprio, o Ministério da Educação libera verbas para que sejam destinadas ao reforço da rede de saúde pública em que os alunos estejam aprendendo.

A vice-reitora, doutora Guida Aquino, explica: “A Ufac é uma grande parceira do governo do Acre por aperfeiçoamentos e capacitações, coisa que não vemos em todos os estados. Esse recurso vem carimbado para o curso de Medicina, para que nossos alunos possam atuar na prática de ensino dentro das unidades básicas de saúde”.

Médico infectologista, Tião Viana é o principal responsável pela vinda do curso de Medicina para o Acre, ainda em 1999, quando era senador. Professor da universidade pelo curso, ele lamenta não poder conciliar as carreiras, mas reforça que o estado sempre será um parceiro.

“Meu sentimento é de agradecimento e satisfação. Hoje a universidade está doando para que o governo possa continuar acolhendo seus alunos, professores, pesquisas e trabalhos. A Ufac já é grande parceira da formação integrada com o governo do Estado, e esse é um presente que vai ajudar a salvar vidas”, conta.

O aluno do curso de Medicina do sexto ano Dyemison Pinheiro reforça em nome dos estudantes: “Com isso, temos mais instrumentos para fazer nossos procedimentos, treinar e ajudar os pacientes. Isso também demonstra uma preocupação com a formação dos médicos. E uma boa educação forma bons profissionais, que vão atender a sociedade como um todo”.

Durante o evento, o secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Junior, ressaltou que o governo também tem se esforçado na contratação de médicos para suas unidades de saúde. Só na segunda-feira, 2, foram 10 novos, enquanto nos próximos dias serão mais 41.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter