Último Hackathon Universitário do ano é realizado na Faculdade Meta

(Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Último Hackathon de 2016 foi realizado na Faculdade Meta nos dias 21 e 22 de outubro (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Após passar por quatro instituições de Rio Branco, o último Hackathon Universitário de 2016 foi realizado nos dias 21 e 22 de outubro, na Faculdade Meta (Fameta).

O evento, voltado para participantes das áreas de designer, programação e administração, entre outros, passou 24 horas criando um projeto de aplicativo que poderia ser utilizado pelos moradores da capital acreana.

A grande vencedora desta edição foi a iniciativa “E-Saúde”, que pretende agendar serviços em clínicas particulares por meio da plataforma online, informar sobre vacinas oferecidas pelo governo federal, além de arquivar os históricos pessoais de consultas no perfil de cada usuário.

(Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Álefe: “A ideia é facilitar o atendimento entre paciente e clínicas, por meio do aplicativo” (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

“Tive a ideia após ouvir duas pessoas no ônibus conversando sobre a dificuldade de ir até a unidade de saúde para marcar atendimento médico. A partir disso, pensei o quanto facilitaria um aplicativo que pudesse fornecer esses serviços”, disse Álefe Carvalho, estudante do quarto período de Sistemas de Informações da Fameta.

Com a vitória, o grupo ganhou 30 horas de mentoria com a aceleradora Fabriq e consultoria com o Sebrae Lab.

O segundo lugar ficou com o grupo “Andol”, que visa localizar empresas de pequenos negócios. Já o terceiro foi conquistado pela equipe “New Event”, aplicativo de cadastro de eventos.

A gestora da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, lembra que o primeiro Hackathon foi em 2015, quando foram reunidos estudantes de diversas instituições de ensino. Neste ano, foi decidido que os eventos seriam levados para dentro de cada universidade.

“O balanço é muito positivo, pois grande parte dos alunos são das faculdades participantes, porém não se limitou só a isso, já que a comunidade em geral também participou”, afirma.

Ela destaca, ainda, que outros projetos na área serão pensados para 2017: “O papel do governo do Estado é incentivar e mostrar que eles têm capacidade de desenvolver iniciativas como estas que foram apresentadas. Por isso, durante o próximo ano, continuaremos com eventos voltados para esse setor de inovação e tecnologia”.

O Hackathon Fameta contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e parceria das empresas Dydyo, Café Contri, Dude Alimentos, JN Arruda, Digicópias, Grupo Petrópolis, Grupo Ribeiro, JB Grill, Fabriq, Dtec e The Place.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter