Unidades são avaliadas por programa de melhoria da saúde

Iniciou-se nesta terça-feira, 8, a avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso de Qualidade a Saúde (PMAQ). A iniciativa, que começou em 2011, tem o objetivo de incentivar os servidores e gestores das unidades básicas de saúde de todo o estado a melhorar cada vez mais os serviços que são oferecidos à população.

Desde sua implantação, mais de dois mil servidores da saúde já foram capacitados nos 22 municípios acreanos, com o objetivo de aprimorar a qualificação dos gestores das unidades de saúde e assegurar maior acesso e melhor qualidade no atendimento à população.

Agora O PMAQ quer saber quais são os resultados alcançados pelo programa no Acre. Para isso, o Ministério da Saúde (MS), em parceria com Universidade Federal do Acre (Ufac), começa a avaliar os serviços oferecidos pelas unidades de saúde que aderiram ao programa.

Três pesquisadores da Ufac irão realizar essa avaliação externa, baseada em um questionário definido pelo MS.

Opinião da população é a novidade da avaliação

Valéria Rodrigues, uma das pesquisadoras e coordenadora do PMAQ, destaca que a comunidade também é ouvida na avaliação. “O programa também melhora os processos de avaliação e monitoramento, já que tanto os servidores como os usuários das unidades de saúde são ouvidos, para que se possa melhorar cada vez o atendimento.”

Um exemplo é Erinaldo Barros, 54 anos, que sofreu um aneurisma cerebral. Ele elogiou o acompanhamento que recebe na unidade de saúde Maria Verônica Rodrigues de Souza, no bairro Preventório, e que é a primeira a passar pela avaliação do programa.

“A equipe é maravilhosa, e aqui eu recebo o acompanhamento e todo o atendimento de que preciso, inclusive a medicação”, afirma.

Valéria Moraes, gerente da atenção primária de saúde da família da Secretaria de Saúde (Sesacre), destaca a importância do programa. “Com ele, nós conseguimos melhorar o vínculo com a população e estamos facilitando o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde [SUS] dentro das equipes de estratégia de saúde da família. O programa propõe, ainda, para as equipes uma melhor organização do processo de trabalho.”

Paciente atendido na unidade de saúde opina sobre a melhoria dos serviços (Foto: Maxmone Dias)

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