prevenção

Vacina contra gripe será ampliada para toda população a partir desta segunda

Cerca de 24 mil doses de vacina contra a gripe estarão à disposição da população a partir de segunda (foto: Júnior Aguiar)

A partir desta segunda-feira (18), toda a população terá acesso à vacina contra a influenza, comumente conhecida como gripe. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) vai liberar as doses para todas as faixas etárias até o final de fevereiro de 2018, ou enquanto durar o estoque. A medida foi adotada porque ainda há um estoque disponível de 24 mil doses.

Segundo a gerência de Vigilância em Saúde, 77% do público alvo foi alcançado durante a campanha contra a gripe no Acre, que teve início em abril. O Estado não atingiu a meta de cobertura vacinal estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) que, neste ano, é de 90%.

Para o diretor de Vigilância em Saúde, Moisés Viana, a ampliação da vacina oportuniza que toda a população  seja imunizada contra a gripe. “Por ser para grupos específicos, a ampliação da vacina é uma oportunidade para a população de qualquer faixa etária se imunizar contra a influenza”, destaca.

Ainda de acordo com Viana, é importante ressaltar que a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e até a morte, especialmente nos grupos de alto risco, a exemplo de crianças menores de 5 anos e idosos.

“Muitas pessoas consideram a gripe como uma doença comum, mas existem as complicações em decorrência da doença. Só este ano, por exemplo, cinco pessoas foram a óbito no Acre por síndrome respiratória aguda. Por isso, é tão importante a população buscar a vacinação”, alerta.

A vacina contra influenza estará, a partir de segunda-feira, disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde dos 22 municípios acreanos. Pessoas com reação alérgica ao ovo de galinha e seus derivados e que apresentaram reações em doses anteriores não devem tomar a vacina.