Verticalização do Huerb vai ampliar atendimento, que chega a 100 mil por ano

Operários trabalham na obra de verticalização do Huerb (Foto: Júnior Aguiar)

Fundado na década de 50, o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) é um dos maiores desse tipo de atendimento na Região Norte. Ao longo dos anos, o hospital passou por diversos avanços, como reforma, ampliação e aumento na oferta de serviços de alta complexidade, garantindo aos acreanos acesso a procedimentos de saúde no próprio estado e perto da família.

O hospital já é referência em todo o Acre e para moradores de alguns municípios dos estados do Amazonas, Rondônia e países fronteiriços como Peru e Bolívia em urgência e emergência de alta complexidade e referência terciária em politraumatismo, clínica médica, neurologia e neurocirurgia, ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, cardiologia, captação de órgãos, pediatria, cirurgias geral e vascular, angiologia e UTI, e deve receber também novos profissionais para ampliar o quadro de servidores da unidade.

Com o andamento da obra de verticalização, a nova estrutura vai disponibilizar 109 novos leitos para pacientes, dos quais 10 serão de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A obra encontra-se atualmente em fase de licitação para aquisição do sistema de ar-condicionado, piso, forro e pintura. O térreo e o primeiro pavimento já estão finalizados.

Mais de R$ 28 milhões investidos

Além da reforma, o hospital encontra-se em processo de habilitação em alta complexidade nos serviços cardiovasculares e traumatológicos.

Atualmente são realizados na unidade nove mil atendimentos e 600 internações por mês, além de 55 mil exames de apoio e diagnóstico e quatro mil procedimentos cirúrgicos por ano.

Em 2016, foram realizados 99.880 atendimentos e 4,2 mil cirurgias em diversas especialidades.

“Com a finalização da obra de ampliação, poderemos expandir ainda mais essa capacidade, desafogar o fluxo de pacientes na unidade e dar resposta ainda melhor aos usuários do SUS”, afirma o diretor-geral do Huerb, Fabrício Lemos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter