Viver Ciência espera receber 30 mil pessoas em três dias de evento

Abertura da Viver Ciências contou com a presença de alunos de várias escolas de Rio Branco (Foto: Val Fernandes/Secom)

Pelos próximos três dias, Rio Branco vai sediar a terceira edição da Mostra Científica Viver Ciência, que este ano traz como tema “Ciência Unindo Saberes”. Realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), o evento será no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac).

A vice-governadora Nazareth Araújo prestigiou a abertura da mostra, que este ano pretende receber mais de 30 mil pessoas em sua extensa programação educacional e cultural.

“Esperamos que as pessoas prestigiem e valorizem o que está sendo produzido nas escolas na área de ciência e tecnologia. A ideia é de que este momento do Viver Ciência mude a natureza das escolas, para que possamos ter nas escolas do século XXI uma escola na qual o conhecimento faça sentido e seja construído com a participação de todos”, destacou Nazareth Araújo.

Viver Ciência está se consolidando como um dos maiores eventos de educação do estado (Foto: Val Fernandes/Secom)

O Viver Ciência já entrou no calendário estudantil de Rio Branco. A mostra conta com a participação de estudantes de escolas públicas e privadas da região e atividades em todas as áreas do conhecimento. Este ano, os projetos de pesquisas somam 243 e as oficinas e minicursos, um total de 69. As atividades culturais bateram recorde de inscrições e nesta edição 59 atrações se revezarão no palco cultural.

Para o secretário de Educação, Marco Brandão, o Viver Ciência é um dos maiores eventos de ciência do país. “Sua importância é indescritível. Não dá para mensurar a relevância dessa ação, que na verdade não é uma finalidade em si, mas o resultado de uma mudança de postura na escola, dos professores e dos nossos alunos”, disse.

Ainda segundo o secretário, a Viver Ciência é resultado da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no Acre em 2014 e que a SEE deu continuidade, fazendo com que as ações integrem o calendário acadêmico escolar do estado.

Para a estudante Vitória Beatriz Rodrigues, participar pela primeira vez é muito inspirador. “O Viver Ciência é muito importante, porque, de certa forma, alegra o coração dos estudantes que querem crescer na área de ciência e tecnologia. Isso nos motiva a buscar sempre mais conhecimentos que nos inspirem a fazer a diferença na nossa vida educacional”, frisou.