2ª edição

Viver Ciência Juruá recebe mais de 10 mil pessoas em Cruzeiro do Sul

A segunda edição da Viver Ciência Juruá realizada em Cruzeiro do Sul bateu recorde de público. De acordo com a organização da maior mostra científica do estado, somados os visitantes dos dois dias – 24 e 25 -, passaram pelo evento cerca de 12 mil pessoas.

“Foi um sucesso. Tivemos a participação de muitas escolas estaduais, municipais e particulares de Cruzeiro do Sul, mas também de cidades vizinhas como Rodrigues Alves e Mâncio Lima”, comemora Cleide Prudêncio, diretora de Inovação da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), órgão responsável pela mostra.

Ainda de acordo com a diretora o objetivo do evento, que é fomentar cada vez mais a ciência a tecnologia e a inovação no âmbito das escolas, foi alcançado, e os resultados foram apresentados para a população. “A comunidade escolar apresentou aos visitantes as iniciativas que foram ou estão sendo produzidas nos estabelecimentos de ensino da nossa região”, explica Prudêncio.

Atividades

A mostra tem como tema “Ciência Unindo Saberes” e apresentou aos juruaenses ações em todas as áreas do conhecimento. A programação incluiu desde apresentações culturais de estudantes e artistas locais a exposição científica das escolas públicas e privadas da região.

Entre as atividades, o público teve a oportunidade de conhecer os laboratórios do Instituto Federal do Acre (Ifac), local sede do evento, com experimentos científicos nas áreas de biologia, física, química e matemática, além de pesquisas ambientais e agropecuárias.

As crianças que visitaram o espaço tiveram um cantinho especial, o “Brincando com a Ciência”, com atrações lúdicas e interativas, como apresentações de dança, teatro e música, além de pinturas e jogos interativos.

Charles André, coordenador do núcleo da SEE, em Cruzeiro do Sul, classificou o evento como um marco na educação do Juruá. “Nossos alunos e professores produzem muito e com qualidade, e aqui é um espaço onde eles podem mostrar suas grandes iniciativas para os acreanos, além, também, de incentivar os cruzeirenses a se envolver com a pesquisa e a inovação”, frisa.

Ele lembrou ainda que a mostra é uma oportunidade de a educação integrar diversos segmentos, para que possa causar as mudanças necessárias no mundo, porque os diferentes saberes são partes de uma sociedade livre e democrática.

Elementos da cultura local estavam expostos na mostra (Foto: Mágila Campos)

Entre os segmentos presentes na exposição, destacam-se o Museu de Cruzeiro – Memorial José Augusto, que este ano levou para a exposição peças que são elementos da cultura dos seringueiros e indígenas que vivem ou viveram nas florestas da região, como forma de valorizar os saberes e os conhecimentos tradicionais.

A mostra é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da SEE, em parceria com diversas instituições públicas e privadas. Além do Juruá, a Mostra já ocorreu na capital, em Sena Madureira, Tarauacá e em Epitaciolândia/Brasileia.