Viver Ciência mobiliza cerca de 300 escolas de Rio Branco

Número de projetos apresentados aumentou mais de 300% ao longo de três anos (Foto: Dayana Soares)

Com o tema “Ciência Unindo Saberes”, a terceira edição da Viver Ciência é uma grande oportunidade de incentivo à busca ao conhecimento e pesquisa científica para centenas de alunos da educação do estado e que reúne cerca de 300 escolas das zonas rural e urbana de Rio Branco.

A mostra oferece atividades como exposição de trabalhos científicos, oficinas, minicursos, palestras, contação de histórias, apresentações culturais e planetário, além das variadas atividades promovidas pelas mais de 35 instituições parceiras da mostra. Um trabalho que envolve muito planejamento e dedicação.

De acordo com a diretora de Inovação da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Cleide Prudêncio, a Viver Ciência vem sendo planejado há um ano. “A cada ano, quando termina a Viver Ciência, a gente já começa a organizar a do ano seguinte, porque esta é uma atividade que entra no calendário escolar, para que as escolas se preparem, realizem seus trabalhos, e os professores e alunos possam apresentar os trabalhos e participar de todas as atividades”, explica a diretora.

Evolução

A edição deste ano oferece 78 atividades que envolvem oficinas, minicursos e palestras. Em relação à primeira mostra, um aumento de mais de 200% no número dessas atividades. Já no palco cultural, o número de apresentações praticamente triplicou, com 21 apresentações na primeira edição e 75 na atual.

Os concursos de Blogs e Curtas,  um grande destaque da mostra, também tiveram aumento no número de concorrentes. Na primeira edição, o concurso de Blogs Escolares contava com 53 inscrições. A partir da segunda edição este número aumentou para 105 e agora tem 119 participantes. Já o de Curtas, que surgiu somente a partir da segunda edição da mostra, contava com 10 produções e agora são 53 vídeos que concorrem ao prêmio.

O maior aumento, porém, foi no número de projetos de pesquisa desenvolvidos pelas escolas de ensino regular do estado. Da primeira edição até agora, a quantidade mais que triplicou, com 74 projetos na primeira edição, 96 na segunda e 246 na terceira. Um aumento 332% no número de projetos.

Além disso, este ano a Viver Ciência conta pela primeira vez com a ajuda de voluntários. Cerca de 70 acadêmicos de várias instituições de ensino superior se inscreveram antecipadamente para trabalhar nos três dias em que as atividades se realizam.

Ainda segundo Cleide Prudêncio, o evento está se tornando um dos maiores da Secretaria de Educação. “É a conjunção de esforços, tanto da Secretaria de Educação e do governo do Estado do Acre como dos parceiros, e ele só funciona e acontece por conta dessas parcerias que se envolvem e a gente consegue realizar esse grande evento.”

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest