Confira os serviços em que a vistoria de veículo se torna obrigatória

Diversos serviços realizados no Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) necessitam da realização da vistoria veicular. Mas, para quê? O Detran/AC esclarece quais são procedimentos a serem seguidos para realização do serviço em menor tempo e sem dificuldades.

A vistoria de identificação veicular tem por objetivo checar as características físicas do veículo, equipamentos e seus agregados. Legitimar os itens e números que constam na documentação do proprietário, a propriedade e verificar se o veículo dispõe de equipamentos obrigatórios e se estes estão funcionais.

Vale lembrar que toda vistoria veicular realizada pelo Detran/AC tem a validade de 30 dias a partir da data da emissão do formulário de vistoria (Foto:Fhaidy Acosta)

Caso constatada alguma alteração, verificar se ela foi autorizada, regularizada e se consta no prontuário do veículo no sistema do Detran.

No Acre, a maioria das vistorias realizadas é para transferência entre proprietários e também de um estado para outro, além da alteração de categorias.

De acordo com a chefe do Setor de Vistoria do Detran/AC, Aline Ramos, um dos maiores gargalos para realização dos serviços de forma rápida é que, muitas vezes, o responsável pelo veículo não tem em mãos todos os documentos necessários.

“Para realizar qualquer tipo de vistoria é necessário estar munido de um documento oficial com foto. Nos casos de transferência veicular é preciso além do documento de identificação oficial com foto, o Documento Único de Transferência [DUT] com assinaturas autenticadas, sendo que sem esse documento não é possível fazer a vistoria”, explica Aline Ramos.

A Vistoria Veicular do Detran/AC em Rio Branco está localizada na Travessa Caramuru, 113 – CEP. 69918-096 (rua ao lado do Lar Vicentino) bairro 7° BEC. Nos municípios o serviço é realizado nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

Vale lembrar que toda vistoria veicular realizada pelo Detran/AC tem a validade de 30 dias a partir da data da emissão do formulário do serviço.

Veículos recolhidos no Detran

Nos casos de veículos retidos nos pátios do Detran por alguma irregularidade, a vistoria é feita no Detran Parqueamento, localizado na Avenida Antônio da Rocha Viana, 2005 – Vila Ivonete, Rio Branco – AC, 69914-220.

Para a recuperação do veículo é necessário pagar todas as taxas veiculadas como guincho, pátio, multas e se houver alteração de características, o proprietário deve repor as peças originais do bem.

Emanuel Oliveira foi ao pátio retirar sua moto que estava recolhida havia quatro dias, por violação do lacre da placa e alteração da característica e teve que repor as peças para liberação.

“Eu não vi que o lacre da placa estava quebrado, mas sabia que não poderia alterar as peças, agora vou pagar para retirar a moto e colocar as peças originais para evitar que essa situação ocorra novamente”, destaca Emanuel.

Serviços que necessitam de Vistoria:

Transferência de propriedade;

Transferência de propriedade e município;

Transferência de município;

Transferência de propriedade e UF;

Transferência de UF;

Relacração de placa;

Alteração de características;

Alteração de categoria;

Alteração de dados no CRV;

Inclusão de alienação;

Exclusão de alienação;

2ª Via de CRV/DUT;

Recuperação de CRLV (documento de circulação) recolhido;

Veículos arrematados em leilão e baixa de registro de veículos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter