Wildy Viana – Um legado de amor, bravura e compromisso com o Acre e a família

Wildy deixa esposa, filhos, netos e bisnetos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Hoje o Acre perdeu um grande líder: Wildy Viana das Neves, pai do governador Tião Viana e do senador Jorge Viana. Nascido em 26 de abril de 1929, em Brasileia, Dico, como era chamado por familiares e amigos, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), desde a última quarta-feira, 1.

Casado com Silvia Macêdo das Neves, Wildy também era pai de Silvia Viana e Wildy Viana Filho (in memorian). Aos 87 anos, Wildy enfrentava diversos problemas de saúde, que resultaram na internação. Devido a um quadro agudo de insuficiência respiratória (doença pulmonar obstrutiva crônica), foi a óbito nesta segunda-feira, 13.

Ainda quando morava em Brasileia, Wildy Viana foi radiotelegrafista. Mais tarde, ingressou no cenário político acreano, em que teve uma louvável atuação. Começou sua carreira política sendo eleito vereador em Rio Branco, em 1963.

Em janeiro de 1966, quando presidia a Câmara Municipal de Rio Branco, assumiu a Prefeitura de Rio Branco, após a cassação do prefeito Aníbal Miranda. Deixou o cargo em julho e foi eleito deputado estadual, sendo reeleito nos anos 1970 e 1974.

Em 1978, Wildy foi eleito deputado federal e reeleito em 1982.

Seu legado na política foi continuado pelos filhos, Jorge e Tião Viana, de quem se orgulhava muito. Em 2009, ele e dona Sílvia Falcão Macedo das Neves, comemoram bodas de ouro. Sua integridade, caráter, honradez, honestidade e dom de servir sem esperar recompensa, além de uma capacidade de amar incondicionalmente a família, foram as maiores lições que Wildy deixou para os parentes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter