Workshop de gestão do Bolsa Família na Saúde será realizado em Rio Branco

(Foto: Angela Peres/Secom)
Diversas ações da saúde são realizadas por meio do programa (Foto: Angela Peres/Secom)

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Divisão de Alimentação e Nutrição (Divan), em parceria com as Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS), estará realizando a Oficina de Capacitação no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (PBF) na Saúde – 2016.

A oficina será realizada nos dias 4 e 5 de maio (quarta e quinta-feira), no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (MS), em Rio Branco.

O programa bolsa família na saúde garante o atendimento básico às famílias em situação de pobreza (Foto: Raylanderson Frota/Sesacre)
O programa garante atendimento básico às famílias em situação de pobreza (Foto: Raylanderson Frota/Sesacre)

O programa tem como objetivo capacitar gestores e técnicos que atuam nos municípios acreanos com o acompanhamento das condicionalidades do programa. O PBF faz parte do Plano Brasil sem Miséria, que tem como objetivos erradicar a extrema pobreza no país por meio da elevação da renda familiar per capita, da ampliação do acesso aos serviços públicos e da inclusão produtiva.

É atribuição da saúde realizar o acompanhamento das famílias do PBF, por meio da garantia dos serviços da Atenção Básica que visam ao cumprimento do calendário  básico de vacinação, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança menor de sete anos, o seguimento do calendário de pré-natal da gestante, e a assistência pós-parto, bem como a realização da vigilância nutricional.

Além disso, o monitoramento dessas ações no sistema de gestão do Programa Bolsa Família na Saúde possibilita os registros individuais da condição de vitalidade dos beneficiários.