WWF Brasil encerra encontro da plataforma de Nova Geração de Plantações

O evento teve duração de cinco dias e reuniu representantes de 11 países (Foto: Angela Peres/Secom)
Evento teve duração de cinco dias e reuniu representantes de 11 países (Foto: Angela Peres/Secom)

Após quatro dias de imersão e estudo in loco das políticas públicas ambientais promovidas no Acre, a WWF Brasil realizou nesta sexta-feira, 8, no auditório da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o encerramento do evento internacional da plataforma New Generation Plantations (NGP) – Nova Geração de Plantações.

A atividade reuniu representantes de 11 países de órgãos públicos, iniciativas privadas e organizações não governamentais que compõem a plataforma NGP. O grupo existe desde 2007.

O governo do Acre passou a fazer parte do NGP em 2012, e com a Conferência do Clima em Paris (COP 21) no ano passado, os laços foram se tornando mais estreitos, refletidos principalmente por meio dos dados ambientais do estado, que mantém 87% da sua cobertura florestal e reduziu 62% da taxa de desmatamento entre 2003 e 2012. Assim, junto com a WWF Brasil, o encontro foi organizado no Acre.

Lideranças indígenas acreanas também participaram do encontro (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Lideranças indígenas acreanas também participaram do encontro (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Durante o encontro, os participantes realizaram visitas a propriedades rurais localizadas em Senador Guiomard, Bujari, Xapuri, Acrelândia e Sena Madureira, com o propósito de se aprofundarem no debate sobre os projetos florestais em seus mais diversos arranjos, inclusive no contexto do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa).

As perspectivas, riscos e oportunidades para o plantio de florestas no Estado e na Amazônia foram debatidos durante o encerramento.

“Visitamos uma grande diversidade de modelos diferentes de produção, modelos que combinam pecuária e criação de animais, mas com a manutenção da floresta. Acredito que sejam esses caminhos que a políticas públicas precisam incentivar”, destacou Luís Neves Silva, gerente da Plataforma NGP.

Segundo a diretora-presidente Magaly Medeiros, as visitas de campo foram muito satisfatórias. “Foi muito gratificante para os representantes dos 11 países, que vieram conhecer os modelos de inovações que o Acre vem trabalhando. Foi um momento de troca de experiências, de como podemos avançar mais ainda nos nossos sistemas produtivos. Da gente eles levam as práticas que atuam diretamente na redução de emissões de carbono”, disse.

O evento foi promovido pela WWF Brasil, em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema), Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) e Companhia de Desenvolvimento dos Serviços Ambientais (CDSA).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter