princesinha do acre

Xapuri: 113 anos de história, lutas e conquistas

Conhecida carinhosamente como “A Princesinha do Acre”, Xapuri completou neste dia 22 de março, 113 anos de elevação à categoria de cidade. Um período de luta, história e muitas conquistas. Distante 180 quilômetros da capital, Rio Branco, o município é conhecido mundialmente como o berço da revolução acreana e símbolo do movimento ambientalista, liderado por Chico Mendes.

Para o governador Tião Viana, Xapuri tem um lugar especial na história do Acre. “É uma terra de luta, que nos deu a sabedoria de Chico Mendes e tantos outros cidadãos de importância ímpar. Para aqueles que ainda vivem nas florestas, principalmente na Resex Chico Mendes, digo: vocês são as pessoas que têm a profissão mais bonita do planeta. Conseguem cuidar da renda da família e cuidar da natureza, pois o mundo sem o ambiente natural não vai aguentar. Vocês são os guardiões de defesa da floresta”, disse Tião Viana.

A Xapuri do passado em muito contribuiu para a história do Acre, sobretudo, tão importante quanto a história é o futuro, por isso, o governo do Estado também vê na Princesinha do Acre grande potencial para as futuras gerações e tem investido de forma veemente no município, especialmente na produção sustentável.

Somente na gestão do governador Tião Viana, foram mais de R$ 35 milhões destinados ao fortalecimento da economia florestal no município, gerando renda e bem-estar para famílias tanto das unidades de conservação, quanto das demais comunidades rurais.