Novidade

Xapuri é o primeiro município a receber programa de Telediagnóstico do Ministério da Saúde

Treinamento para profissionais das Unidades Básicas de Saúde foi realizado nesta terça-feira (Foto: Cedida)

O Acre foi o primeiro estado brasileiro selecionado como piloto no projeto Telediagnóstico do Ministério da Saúde (MS), utilizado para oferecer exames de eletrocardiograma (ECG) e retinografia por meio do programa de Telediagnóstico.

Xapuri foi o primeiro município a receber a implantação do serviço, nesta segunda-feira, 4. Equipes do núcleo Telessaúde de Minas Gerais e do MS foram ao município, onde aplicaram treinamento teórico para gestores e profissionais de saúde sobre os programas Telessaúde, Telecardiologia e sobre eletrocardiografia.

O treinamento se estendeu até esta terça-feira, com práticas para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde de Xapuri sobre o uso da plataforma telediagnóstico, visitas técnicas e realização de eletrocardiograma em pacientes previamente agendados.

“Realizar um eletrocardiograma em pacientes de urgência e ter resultado em questão de duas horas, no caso de pacientes eletivos, é algo que vem para facilitar e agilizar a condição de saúde do usuário. Então é algo a se comemorar mesmo e demonstra o resultado do esforço do governo do Estado em oferecer uma saúde de qualidade aos acreanos”, disse Marília Carvalho, que representou a secretaria adjunta de Atenção à Saúde da Sesacre.

Para o secretário de Saúde de Xapuri, André Miranda, o programa vem para desafogar a demanda pelo exame no município. “É um privilégio ser o primeiro município a receber este programa, e quem ganha é a população, pois será atendida com maior qualidade e acessibilidade”, comemorou.

Tarauacá é o próximo município a receber a plataforma, ainda neste mês. “Temos certeza de que será um sucesso a implantação da plataforma no estado e será muito útil colocar esse atendimento especializado na atenção primária do Acre”, disse a médica Beatriz Alkmim, da equipe do Núcleo Telessaúde Minas Gerais.

Telessaúde Brasil Redes – implantação da oferta nacional de telediagnóstico no Acre

O Programa Telessaúde Brasil Redes foi criado em 2007 pelo MS com o objetivo de fornecer apoio clínico para sanar dúvidas dos profissionais que atuam na rede básica, melhorar a qualidade do atendimento e resolutibilidade das Redes de Atenção à Saúde no SUS, além de integrar as equipes de saúde da família das diversas regiões do país com os centros universitários de referência por meio de teleconsultorias por texto, som ou vídeo.

A proposta é melhorar a qualidade dos serviços prestados na atenção primária à saúde, diminuindo custos por meio da qualificação profissional, da redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e por meio do aumento de atividades de prevenção de doenças.