Xapuri celebra 115ª edição da festa de São Sebastião

Festa de São Sebastião se encerra na sexta-feira, 20, com a grande procissão pelas rua de Xapuri (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A festa religiosa de São Sebastião é realizada anualmente em Xapuri, distante 180 quilômetros da capital do Acre. A programação desta 115ª edição se iniciou na última quarta-feira, 11, e segue até sexta, 20, com diversas ações voltadas à fé e celebração dos devotos do santo.

As atividades começaram com uma carreata do Aeroporto até a Praça de São Sebastião, no centro da cidade, e foram seguidas pela missa de abertura.

As festividades retornam a partir desta quinta-feira, 19, com bingo de 35 bezerras em frente ao Painel de Mártires, às 16h30. Às 19 horas haverá a Santa Missa na Igreja Matriz.

O grande dia será na sexta-feira, 20, que se iniciará às 6h30, com terço em frente à igreja, e será seguido pela Santa Missa, às 7 horas. Às 10h e 14h30 outros dois terços serão promovidos, sendo o último encenado.

Outra Santa Missa será realizada às 16 horas. A grande procissão pelas ruas de Xapuri encerra a programação da festa a partir das 17h30.

Sobre o padroeiro São Sebastião

Os registros que existem sobre o princípio da procissão ao santo são baseados em depoimentos, nos quais são passados de geração em geração.

Antes mesmo da Revolução Acreana, em 1902, algumas pessoas saíram em cortejo pelas ruas para pedir proteção a São Sebastião contra a guerra que estava próxima. Em 1912, a imagem do santo chegou a Xapuri, vinda da Itália, trazida pelo poeta e escritor Gabrielle DAnnuzio.

Desde então, a festa passou a fazer parte do calendário anual da cidade, reunindo milhares de pessoas em celebração pelo seu padroeiro.

O evento é organizado pela Paróquia de Xapuri, que se preocupa em manter os fiéis em sintonia com a religião e a fé.

Confira a programação completa