ZEE

 

O ZONEAMENTO ECOLÓGICO ECONÔMICO DO ACRE – ZEE 

O Zoneamento Ecológico-Econômico do Acre tem se destacado como uma das principais ferramentas utilizadas para orientar as políticas públicas da Amazônia, definindo as potencialidades e fragilidades do território. 

No Acre, o ZEE foi instituído por meio do Decreto nº 503 de 06 de abril de 1999. A sua trajetória de construção consistiu de duas fases, a primeira fase chamada de ZEE-AC Fase I, que ocorreu entre 1999 a 2000, período em que foi elaborado um diagnóstico do Estado do Acre e teve como resultado produtos cartográficos na escala de 1.000.000.  

A maior parte das informações do ZEE-AC Fase I foi baseada em dados secundários, aproveitando e sistematizando os estudos já realizados no Estado. Essa sistematização gerou documentos técnicos relacionados aos temas: (i) Recursos Naturais e Meio Ambiente, (ii) Ocupação Territorial e Subsídio a Gestão e, (iii) Indicativo para Gestão Territorial, publicados em 3 volumes. 

O Zoneamento Ecológico-Econômico do Acre Fase II, elaborado no período de 2003 a 2006, expressa uma visão estratégica do governo e da sociedade no planejamento regional e gestão do território acreano, bem como a formulação de políticas públicas com a construção do Mapa de Gestão na escala 1:250.000 e cruzamento de informações dos eixos de Recursos Naturais, Socioeconomia e Cultural-Político.  

É de grande valia e legitimidade as propostas e indicações de política pública contidas no ZEE-AC pelo fato de sua elaboração ter contado com a colaboração dos diversos segmentos sociais presentes na sociedade acreana e das parcerias institucionais da esfera federal, estadual, municipal.  

A elaboração do ZEE Fase II permite avanços em relação ao planejamento e execução de ações relacionadas às Políticas Públicas, permitindo maior eficácia das ações e eficiência na aplicação correta dos recursos públicos, além do aprimoramento dos instrumentos de participação da sociedade para a formulação de políticas públicas, na incorporação da dimensão Cultural e Político, no âmbito dos estudos desenvolvidos e, no detalhamento das informações com a utilização do Sistema de Informações Geográficas, na escala 1:250.000, tendo como base cartográfica a escala 1:100.000, o que favorece o planejamento territorial dos diversos ambientes presentes no Acre 

As informações foram sistematizadas em um Documento Síntese e, de forma mais detalhada, numa Coleção Temática, Cartas Geográficas, Mapas Temáticos e Cartogramas, e tendo como produto principal o Mapa de subsídios à Gestão Territorial.  Outras publicações foram lançadas a partir do ZEE-AC Fase II.  

O Documento Síntese do ZEE Fase II, privilegia o uso das informações à maioria dos leitores e permite aos gestores públicos e sociedade acreana o acesso a um conjunto de informações e orientações, sistematizadas e atualizadas sobre o Estado. Estudos específicos foram preparados por especialistas nos diversos temas e foram publicados, na íntegra, em uma série intitulada Coleção Temática do ZEE.  

Além dos documentos técnicos, o Guia do ZEE – Resumo Educativo, procura usar uma linguagem ainda mais acessível, tendo como público, principalmente, os estudantes universitários e secundaristas. Outros materiais educativos, também estão sendo difundido nas escolas, através da Mochila do Educador Ambiental, que contempla os jogos ambientais do ZEE-AC.  

O DVD-ROM do ZEE é um dos produtos elaborados para contribuir na difusão das informações do ZEE-AC nas diferentes esferas e setores da sociedade civil acreana, como recomendado pelo Governo Federal.  

Estão disponíveis para download os seguintes arquivos em pdf no site do governo:

 

 

1. Doc Sintese ZEE Fase II


Doc Sintese

2. Mapas ZEE Fase II


Mapas Tematicos

01 Aptidão

02 Cobertura

03 Estrutura

04 Geomorfologia

05 Madeireiro

06 Solos

07 Político

08 Seanp

09 Subsídios a Gestão Territorial

10 Vegetação

11 Vulnerabilidade

12 Geologia

Mapa Sub Gestao Territorial

SB_18_Z_C_Serra_Divisor

SB_18_Z_D_Cruzeiro_Sul

SB_19_Y_C_Ipixuna

SB_19_Y_D_Envira

SC_18_X_A_Porto_Walter

SC_18_X_D_Rio_Breu

SC_19_V_A_Tarauaca

SC_19_V B_Feijo

SC_19_V_C_Foz_do_Jordao

SC_19_V_D_Sta_Rosa

SC_19_X_A_Igarape_Sao_Francisco

SC_19_X_C_Rio_Branco

SC_19_X_D_Floriano_Peixoto

SC_19_Y_A_B_D_Assis_Brasil

SC_19_Z_A_C1_Xapuri_Brasileia

SC_19_Z_B_Placido_de_Castro

 

3. Col Tematica ZEE Fase II


Vol.1_Filosofia_do_Zee

Vol.2_Recursos_naturais

Vol.3_Biodiversidade

Vol.4 Cultural_politico

Vol.5_Socioeconomia

4. Res Educativo ZEE Fase II


Mapa_politico_administrativo_2010

Resumo_educativo

Cartogramas do Resumo Educativo

Areas_protegidas_frente

Areas_protegidas_verso

Bacias_hidrograficas_frente

Bacias_hidrograficas_verso

Densidade_populacional_frente

Densidade_populacional_verso

Estrutura_fundiaria_frente

Estrutura_fundiaria_verso

Geologia_frente

Geologia_verso

Geomorfologia_frente

Geomorfologia_verso

Politico_administrativo_frente

Politico_administrativo_verso

Projetos_de_assentamentos_frente

Projetos_de_assentamentos_verso

Solos_frente

Solos_verso

Terras_indigenas_frente

Terras_indigenas_verso

Unidades_de_conservacao_frente

Unidades_de_conservacao_verso

Vegetacao_frente

Vegetacao_verso