1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Governo do Estado do Acre prepara programação para esta segunda-feira

A coordenação de DST/Aids do Estado prepara para segunda-feira uma série de eventos em Rio Branco e que vai ser estendida para outros municípios. A data foi escolhida mundialmente para representar a luta contra a Aids e reforçar a solidariedade aos portadores da doença. A data vigora no Brasil desde 1988.

Os eventos de Rio Branco vão começar 9 horas, no Senadinho, com um grupo de idosos acima dos 50 anos, que vão receber orientação sobre uso do preservativo. O foco dessa faixa etária é o crescimento do número de infectados pelo vírus. O tema da campanha é "Sexo Não Tem Idade e Camisinha Também Não". Na Uninorte, a partir das 18 horas, os alunos vão participar uma palestra sobre prevenção de DST/Aids.

A coordenação estadual de DST/Aids também preparou alguns eventos, inclusive nas cidades de Xapuri e Senador Guiomard. Em Xapuri, a partir das 8h30, na fábrica de preservativos Natex, serão ministradas palestras e a apresentação de uma peça teatral com o tema "Do Vírus à Virada". A data coincide com a liberação do 1º lote de preservativos produzidos.

Em Senador Guiomard, a partir das 9 horas, vão ser ministradas palestras com tema de prevenção.

Munícipio de Rio Branco

A coordenação de DST/Aids da prefeitura de Rio Branco, em parceria com a Coordenação Estadual de Hepatites Virais, promove um evento dia 1, das 19 às 22 horas, no Teatro Plácido de Castro. O acontecimento conta com palestras e apresentação de artistas locais. Como forma de incentivar a ajuda aos soropositivos, as primeiras pessoas que chegarem ao local vão ter oportunidade de trocar um quilo de alimento não-perecível por uma camisa da campanha.

O enfoque da campanha também inclui Hepatites Virais, que possuem a mesma forma de transmissão do HIV. De acordo com a coordenadora do evento da prefeitura, Eliana Karen, o enfoque principal são os métodos de preservação para que as pessoas saibam que não estão sujeitas somente ao vírus da Aids.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter