2º Circuito de Quadrilhas Juninas continua neste fim de semana

Disputa é feita entre 14 equipes e tem caráter classificatório para o Festival de Quadrilhas.

circuitodequadrilha_310508.jpg

Arraial com comidas e brincadeiras típicas e apresentações de capoeira

A segunda etapa do 2º Circuito de Quadrilhas começou na noite desta sexta-feira e segue neste sábado, 31, com a disputa entre catorze equipes de vários bairros de Rio Branco. Na primeira fase, disputada na semana passada no bairro Sobral, a vencedora foi a quadrilha Pega-Pega da comunidade da Conquista. Esta noite, a festa continua na sede do Sest/Senat na Vila Acre onde acontece também arraial com comidas e brincadeiras típicas e apresentações de capoeira, com entrada gratuita. O circuito é uma realização da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre e serve como eliminatória para o Festival de Quadrilhas promovido pela Fundação Elias Mansour e que reunirá, este ano, equipes de todo o Estado.

O circuito terá ainda outras duas etapas: em Senador Guiomard, 6 a 8 de junho,  e no Quadrilhódromo, onde acontece a final entre os dias 13 a 15. As duas quadrilhas que receberem maior pontuação estarão classificadas para a fase estadual no Festival de Quadrilhas e poderão concorrer por uma vaga para participar do festival nacional que acontecerá em Brasília até o mês de Julho.

Uma parceria trouxe para as comemorações pelos santos juninos a novidade da quadrilha temática. Os grupos trabalharam nas roupas e adereços o tema Cultura e Meio Ambiente. Uma proposta de uma organização não-governamental inglesa que realiza um documentário sobre esta tradição popular brasileira. "Está sendo muito interessante abordar estes temas nas apresentações.  O pessoal caprichou, principalmente no casamento junino. O público tem comparecido em massa", comenta José Soares, diretor de imprensa da Liga de Quadrilhas Juninas.                                    

As festas juninas são uma adaptação das comemorações e homenagens feitas aos santos católicos pelo sucesso nas colheitas, realizadas em vários países da Europa. O formato foi trazido para o Brasil pelos portugueses durante a colonização e recebeu influências de festas indígenas, negras e européias. No Acre, o Festival de Quadrilhas reúne todos os anos, centenas de pessoas em torno da disputa pela melhor quadrilha junina.

 

Serviço:

2º Circuito de Quadrilhas Juninas
Sábado (31 de maio) e domingo (1º de junho), a partir das 18h30
Local: Sest/Senat – Rodovia AC 40, KM 2 – Entrada gratuita