Governo e WWF apresentam metodologia do Plano de Recursos Hídricos

A metodologia do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Acre será apresentada durante o processo de capacitação nos 22 municípios do Estado. Participam da capacitação todos os usuários das águas, incluindo representantes de empresas, do Saerb, Deas, prefeituras e sociedade civil, organizações não-governamentais, entre outros. A idéia de acordo com a gerente de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Janaina Almeida, é garantir a participação das pessoas no processo de construção do Plano. “Assim as pessoas se tornam co-atoras do processo com a contribuição de todos”, disse ela.

O Plano Estadual de Recursos Hídricos do Acre está pautado no modelo de gestão participativa. Ele foi dividido em cinco etapas: metodologia, capacitação, diagnóstico, prognóstico e planos de ação. Durante o processo de elaboração do Plano serão realizadas audiências públicas com o objetivo de inserir as pessoas na construção de estratégias para utilizar de forma consciente e eficaz os recursos hídricos.

A segunda fase do Plano se inicia em junho com a capacitação dos usuários do Alto e Baixo Acre. Esta etapa será desenvolvida pelo Governo do Estado em parceria com a WWF. A abertura acontece no dia 16 de junho no Theatro Hélio Melo.

O Plano Estadual de Recursos Hídricos do Acre é um dos instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos, e tem o objetivo de fundamentar, estruturar, planejar e orientar a implementação das atividades, além de servir de base para o gerenciamento eficiente destes recursos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter